31 agosto 2017

SETEMBRO AMARELO - Cipeiros, mês de prevenção ao Suicídio

Uma missão de todos nós pela Valorização da Vida!



Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil.  Em 45 dias, 5 casos de suicídios, nos anos que se passaram a realidade renhida não foi diferente, casos de servidores prisionais que tiraram a própria vida também  foram registrados. 


O ambiente de trabalho é insalubre e estressante, urge a necessidade de uma política voltada a saúde do servidor . Conscientizar e valorizar, em 2016 adotei um laço amarelo na camiseta de trabalho, por curiosidade as pessoas perguntavam do que se tratava e então, explicava e me colocava como voluntário. Mais e mais amigos, se dispuseram a ajudar. 


Dicas aos Cipeiros:


  • Organizar palestras sobre o tema;
  • O laço amarelo é o simbolo da Campanha e seria interessante usa-lo;
  • Disponibilizar uma caixa de sugestões em local acessível;
  • Orientar e colocar a disposição a "palavra amiga" , especificar quem devem procurar quando precisarem;
  • Criar um canal exclusivo;
  • Apontar fatores que aumentam os riscos de adoecimento;


Marcelo Augusto
Blogueiro  





6 comentários:

  1. Bem lembrado
    sempre na frente
    Com boas ideias!

    ResponderExcluir
  2. Este mês devemos não só procurar meios de conscientizar a categoria acerca da prevenção do suicídio como também devemos lembrar dos nossos irmãos que se foram de forma tão trágica e brutal. Vivemos tempos difíceis, em uma profissão totalmente insalubre, e, estressante, no entanto, devemos unir forças contra este câncer que esta corroendo as estranhas da nossa profissão. Temos por obrigação procurar meios de evitar estas atitudes trágicas. Sejamos mais amigos dos nossos companheiros de trabalho. Sejamos conselheiros.Sejamos claros em dizer: Eu me importo. Me importo com você e com os seus problemas. Sejamos pessoas melhores. Somente nós temos o poder de mudar esta situação, mas, não sem antes mudar a nossa postura. Sejamos mais acessíveis e principalmente, mais sensíveis. Sensíveis aos sofrimentos dos nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE
    CIPEIROS, VAMOS FAZER NOSSA PARTE
    SOU CIPEIRO MARCELO E VOU CORRER ATRAS

    ResponderExcluir
  4. VOCÊS CIPEIROS, APAREÇAM NAS ENFERMARIAS DAS UNIDADE PRISIONAIS.

    ResponderExcluir
  5. CASO FOSSE NA INICIATIVA PRIVADA, SERÁ QUE AS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS DOS MUNICÍPIOS EMITIRIAM ALVARÁS SANITÁRIOS PARA AS ENFERMARIAS???
    SERÁ QUE AS VIGILÂNCIAS DOS MUNICÍPIOS SÃO OMISSAS, NEGLIGENTE E CONIVENTES????
    SERÁ QUE AS COORDENADORIAS DE SAÚDE SÃO OMISSAS, NEGLIGENTES E CONIVENTES COM AS CONDIÇÕES DAS ENFERMARIAS?????
    SERÁ QUE OS (AS) DIRETORES DE REINTEGRAÇÃO E SAÚDE E OS (AS) DIRETORES DE SAÚDE SÃO OMISSOS (AS), NEGLIGENTES E CONIVENTES????
    É SÓ UMA PERGUNTA!!!!
    SERÁ??????????

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.