PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL é tema no Senado, reacendendo a velha intenção de passar a obrigação do ESTADO, da custódia e tutela de presos, nas mãos da iniciativa privada. As experiências dantescas dos presídios privatizados do Amazonas e Pedrinhas, massacres e desorganização, não serviram como lição para os políticos.
Quiça, o foco dos políticos seja outro.
No entanto, a parcela de políticos que defendem a privatização ignoram os fatos e subestimam a memória da população com as mortes em presídios privatizados no começo do ano, parecem querer lucrar com caos, dizendo que é uma forma de resolver a crise, a precariedade e a existência de facções criminosas nos presídios.
A crise atinge os presídios, como todos os órgãos públicos do nosso país, inclusive o legislativo, minguá verbas públicas desviadas em esquemas sujos de superfaturamento de contratos com empresas privadas para execução de obras e prestação de serviços, com nababesca doações como os 51 milhões de Gedel e seus asseclas.
Empresas públicas, sei.
Precariedade, o preso na iniciativa privada custa dez vezes mais caro, acarretando exorbitantes repasses para empresas privadas , enquanto, o maior problema do sistema prisional estatal é a falta de investimento, o imposto destinado ao investimento nos presídios está congelada pelo governo. Portanto, o mesmo provocou o sucateamento dos presídios para depois descongelar e investir na iniciativa privada.
Um minuto! Dnheiro para empresa pública tem, na estatal falta.
As facções criminosas possuem dezenas centenas de empresas de fachadas, estima-se que o PCC lucre por ano 26 bilhões, passar a responsabilidade para empresas privatizadas é uma opção um quão absurda colocando em risco a sociedade ao terceirizar a obrigação do estado para "empresas particulares". Combater as facções não é questão de administração, dizer que no privatizado vai inibir, é o mesmo em entrelinhas que afirmar que o estado permite e não é . No Amazonas, o sistema é inteiro privatizado, as lideranças de facções tinham benefícios inexplicáveis jamais vistos nos presídios do estado, presos ameaçam os vigilantes desvalorizados pelas empresas, quando não eram dispensados do serviço.
Se o legislativo quer realmente combater as facções criminosas, deveriam começar com a criação de leis mais rígidas para membros dessas facções e fiscalizar o executivo se há investimentos no sistema prisional, sem esquecer do reconhecimento constitucional do agente penitenciário. O interesse obscuro de privatizar o sistema prisional é torná-lo lucrativo, nos EUA, abondaram essa ideia depois de inúmeras denuncias de exploração de mão-de-obra dos presos e o encarceramento em massa, na contra mão de qualquer política de reinserção social.
A série 13º Emenda detalha como empresários lucram milhões no sistema prisional nos EUA, patrocinam políticos no Congresso Americano para aprovar leis e garantir a permanência da iniciativa privada administrando os presídios americanos, agora a moda chega ao Brasil.
PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL é tema no Senado, reacendendo a velha intenção de passar a obrigação do ESTADO, da custódia e tutela de presos, nas mãos da iniciativa privada. As experiências dantescas dos presídios privatizados do Amazonas e Pedrinhas, massacres e desorganização, não serviram como lição para os políticos.
Qual a possibilidade de isso acontecer? É os funcionários estadual ,como é prejudicado? Porque concurso infelizmente não traz mais segurança ,vários estados quebrados ,uma pena ....
ResponderExcluirisso é lorota.
ExcluirPrivatizar presídio (escolas, saúde etc.0 é um absurdo. Isso é coisa de neoliberal safado.
ResponderExcluirDocumentário patrocinado pela esquerda caviar.
ExcluirPor que eles não mostram com eram é as penitenciárias estatizadas da URSS e atual Rússia????
COM TODO RESPEITO QUE TENHO POR SEU TRABALHO E BLOG NUNCA OUVI QQ COMENTÁRIO SOBRE PRIVATIZAR PRESÍDIOS.
ResponderExcluirPOLÍTICO BRASILEIRO PRIVATIZANDO????
É UM DOS PAÍSES MAIS ESTATIZADOS DO MUNDO.
A PRÓPRIA ELETROBRAS QUE TEM UM VALOR DE MERCADO DE R$ 18 BI, E UMA DÍVIDA DE R$ 39 BI, IRIA SER PRIVATIZADA, MAS POR LOBBY DE VÁRIOS POLÍTICOS QUE TEM INTERESSES PARTICULARES, NÃO SERÁ MAIS PRIVATIZADA.
ATÉ O FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS SERÁ ESTATIZADO A PARTIR DO ANO QUE VÊM. OU SEJA, DINHEIRO DE QUEM TRABALHA NA INICIATIVA PRIVADA QUE VAI PARA ESTADOS E UNIÃO PATROCINAR POLÍTICOS.
DE UMA COISA TENHO CERTEZA, NOS EUA, PRIVATIZADAS OU ESTATIZADAS, AS PENITENCIÁRIAS FUNCIONAM E OS DETENTOS SÃO TRATADOS COMO DEVEM SER TRATADOS.
A NOSSA DEMOCRACIA É BEM MELHOR QUE A DOS OUTROS PAÍSES.
AHHHHHH, AQUI É SÓ DIREITOS, AGORA, D E V E R E S ?????
os presídios estatizadas não passam de home-office do crime organizada. ditando regras e leis e super protegidos é claro.
ResponderExcluir99,99% das penitenciárias do país são estatizadas, não dá para comparar 0,01% privatizadas.
CPI na SAP urgente