Páginas

06 outubro 2022

POLÍCIA PENAL: Como se saíram os candidatos a deputado pela categoria e quantos votos precisariam ?

 


Marcelo Augusto


Nesta eleição de 2022 tivemos quatro candidatos concorrendo a uma vaga de deputada estadual em SP, são: Fábio Jabá, Iara Santos, Agente Piva e Elias. Focados em representar a categoria de servidores penitenciários e seus familiares buscando votos dentro dela estão o Jabá, Iara e Piva. Ao menos são de meu conhecimento estes candidatos.

Fábio Jabá obteve uma votação expressiva, com 18.181 votos. Iara Santos obteve 5.117 votos, Agente Piva 570 votos e o Elias Bitencourt 1.914 votos. Para deputado federal tivemos um candidato, Renato Cruz com 1.951 votos. 

Somados os votos chegamos a 25. 819 votos. Apesar do Fabio Jabá e Iara ficaram de suplentes no partido seriam necessários muito mais votos do que a soma de todos, mais que o dobro disso. No partido que o jabá concorreu, PSB, o último deputado eleito teve 50.824, ela precisaria um voto a mais. No caso da Iara Santos, Republicanos, o último eleito teve 56.729 votos. Um voto a mais que isso estava eleita. Do Piva, PSD, último obteve 62.239 votos. Do Elias, nenhum eleito. 

A possibilidade de eleger um representante é palpável, com chances reais de eleger até mais. Hoje são mais de 33 mil servidores penitenciários em SP que foram o foco dos candidatos que pleiteavam uma vaga na Alesp para representá-los. Historicamente outros candidatos tentaram o pleito sem sucesso como o Daniel Grandolfo que em 2014 teve  15.823 votos para deputado estadual e o Jenis de Andrade com 10.259 para deputado federal no mesmo ano. Nunca foi eleito um servidor do sistema na esfera legislativa. Destarte, que daqui quatro anos retomem as energias para que esse momento seja registrado na história desta honrada categoria. 

9 comentários:

  1. Vamos nos unir gente penitenciario

    ResponderExcluir
  2. Mas em compensação elegemos para a ALESP

    Agente Federal Danilo Balas
    Major Mecca
    Tenente Coimbra
    Delegado Olim
    Capitão Conte Lopes
    Capitão Telhada
    Delegada Graciela

    Deputados estaduais para nos ajudar a fazer e aprovar a lei orgânica.

    ResponderExcluir
  3. Não é a quantidade de votos que elege, e sim o coeficiente partidário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao necessariamente, o deputado eleito com menos votos por coeficiente foi do PSOl com pouco kais de 48 mil votos.

      Excluir
  4. Os guardas só sabem reclamar. Perdemos a oportunidade de eleger alguém para defender a categoria. Até os que votaram a favor da reforma administrativa foram reeleitos. Resumindo o guarda não quer nada não.

    ResponderExcluir
  5. Certeza que muitos da nossa classe votaram em delegados ou policiais militares, temos que fortalecer a classe para ter em quem cobrar depois.

    ResponderExcluir
  6. só tenho uma coisa pra te dizer Jabá, "não é a hora guerreiro".

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.