Páginas

20 abril 2023

Policial penal desarmado tenta evitar fuga de presos, é rendido e leva 'madeirada' na cabeça

 

Quatro detentos tentaram fugir da Penitenciária II de São Vicente (SP). Um deles chegou a deixar a unidade, mas acabou rendido e levado de volta posteriormente.

Por g1 Santos

 


Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

Quatro detentos em fuga da Penitenciária II de São Vicente, no litoral de São Paulo, agrediram um policial penal de 53 anos. Conforme apurado pelo g1 nesta quarta-feira (19), a vítima foi golpeada na cabeça com uma pedaço de madeira e chegou a ser levada ao pronto-socorro na cidade, mas passa bem. Apenas um criminoso conseguiu escapar, mas acabou rendido e levado de volta à unidade.

Em Boletim de Ocorrência (BO), obtido pelo g1, foi registrado que o grupo de detentos fez um buraco - a ferramenta utilizada não foi informada - na parede dos fundos da unidade. Os presos ainda escalaram dois alambrados e chegaram até o 'último muro' do prédio, que separa a penitenciária da área externa. O agente os abordou naquele instante, na madrugada da última segunda-feira (17).

Segundo o BO, o profissional, que não teve a identidade divulgada, estava desarmado e pegou um pedaço de madeira para tentar deter o grupo sozinho até a chegada de apoio. Ainda de acordo com o documento, três detentos o agrediram, enquanto o quarto - que chegou a escapar - escalava o muro. A penitenciária está localizada ao lado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou, por meio de nota, que o agente foi golpeado com um pedaço de madeira - o mesmo que ele usou para deter os criminosos - e foi levado a um pronto-socorro na cidade. Além dele, um dos detentos também precisou ser encaminhado à unidade de saúde por machucar uma das mãos no alambrado da penitenciária.

Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal e Reprodução

Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal e Reprodução

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o criminoso que escapou da penitenciária foi capturado pela Polícia Militar (PM). A SSP-SP acrescentou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio e tentativa de evasão mediante violência na Delegacia de São Vicente (SP).

O que diz a SAP


A secretaria acrescentou que os detentos são 'reeducandos' do regime semiaberto. Os quatro homens - incluindo o preso que conseguiu fugir 'temporariamente' - foram regredidos cautelarmente ao regime fechado, conforme nota enviada pela corporação.

A direção da unidade, ainda segundo a secretaria, instaurou um procedimento disciplinar contra os quatro 'reeducandos'.


G1



2 comentários:

  1. Com certeza o jornalista fica confuso pelo policial ir evitar uma fuga sem arma contra quatro criminosos e nem sonha como funciona o sistema penal paulista onde agentes não possuem armas e se fugir são penalizados. Diferente de qualquer outro estado que não fala tanto em combater criminosos mas proporciona o minimo de segurança aos homens do estado, não números...

    ResponderExcluir
  2. DESARMADOS ISSO MESMO NEM ARMAS DO ESTADO TEMOS PARA NO PROTEGER FORA DO TRABALHO. UNICO ASSIM. VERGONHA

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.