Quatro detentos tentaram fugir da Penitenciária II de São Vicente (SP). Um deles chegou a deixar a unidade, mas acabou rendido e levado de volta posteriormente.
Por g1 Santos
Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução
Quatro detentos em fuga da Penitenciária II de São Vicente, no litoral de São Paulo, agrediram um policial penal de 53 anos. Conforme apurado pelo g1 nesta quarta-feira (19), a vítima foi golpeada na cabeça com uma pedaço de madeira e chegou a ser levada ao pronto-socorro na cidade, mas passa bem. Apenas um criminoso conseguiu escapar, mas acabou rendido e levado de volta à unidade.
Em Boletim de Ocorrência (BO), obtido pelo g1, foi registrado que o grupo de detentos fez um buraco - a ferramenta utilizada não foi informada - na parede dos fundos da unidade. Os presos ainda escalaram dois alambrados e chegaram até o 'último muro' do prédio, que separa a penitenciária da área externa. O agente os abordou naquele instante, na madrugada da última segunda-feira (17).
Segundo o BO, o profissional, que não teve a identidade divulgada, estava desarmado e pegou um pedaço de madeira para tentar deter o grupo sozinho até a chegada de apoio. Ainda de acordo com o documento, três detentos o agrediram, enquanto o quarto - que chegou a escapar - escalava o muro. A penitenciária está localizada ao lado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou, por meio de nota, que o agente foi golpeado com um pedaço de madeira - o mesmo que ele usou para deter os criminosos - e foi levado a um pronto-socorro na cidade. Além dele, um dos detentos também precisou ser encaminhado à unidade de saúde por machucar uma das mãos no alambrado da penitenciária.
Funcionário de penitenciária é agredido por criminosos ao tentar conter fuga no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal e Reprodução
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o criminoso que escapou da penitenciária foi capturado pela Polícia Militar (PM). A SSP-SP acrescentou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio e tentativa de evasão mediante violência na Delegacia de São Vicente (SP).
O que diz a SAP
A secretaria acrescentou que os detentos são 'reeducandos' do regime semiaberto. Os quatro homens - incluindo o preso que conseguiu fugir 'temporariamente' - foram regredidos cautelarmente ao regime fechado, conforme nota enviada pela corporação.
A direção da unidade, ainda segundo a secretaria, instaurou um procedimento disciplinar contra os quatro 'reeducandos'.
G1
Com certeza o jornalista fica confuso pelo policial ir evitar uma fuga sem arma contra quatro criminosos e nem sonha como funciona o sistema penal paulista onde agentes não possuem armas e se fugir são penalizados. Diferente de qualquer outro estado que não fala tanto em combater criminosos mas proporciona o minimo de segurança aos homens do estado, não números...
ResponderExcluirDESARMADOS ISSO MESMO NEM ARMAS DO ESTADO TEMOS PARA NO PROTEGER FORA DO TRABALHO. UNICO ASSIM. VERGONHA
ResponderExcluir