Presídio receberá 208 dos criminosos mais perigosos do país
Penitenciária fica ao lado do Complexo da Papuda, em Brasília - Jorge William/Agência O Globo/04-10-2017
BRASÍLIA — Prometida ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quinta penitenciária federal de segurança máxima do país, construída perto do Complexo da Papuda, em Brasília, será entregue nesta terça-feira, às 15h, pelo governo, com mais de três anos de atraso. A capacidade total será de 208 presos, e para lá deverão ser enviados alguns dos bandidos mais perigosos do país.
A arquitetura do presídio é href="https://oglobo.globo.com/brasil/prometida-no-governo-lula-prisao-federal-em-brasilia-sera-concluida-21923675" target="_blank">semelhante à das quatro prisões federais em funcionamento, que ficam em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). A conclusão das obras, que custaram cerca de R$ 40 milhões, tinha sido anunciada em outubro do ano passado. Desde então, o governo vinha equipando a unidade, que foi construída para isolar presos considerados de alta periculosidade, com monitoramento por circuito interno de TV, alarmes e sensores de movimento.
A previsão inicial era que a obra ficasse pronta em 2014. Problemas em licitações e atá a falência de uma das empresas contratadas atrasaram o cronograma. A ganhadora da primeira licitação abandonou a construção por questões financeiras. As celas, todas individuais, medem cerca de sete metros quadrados, com cama, bancada, banco, pia e vaso sanitário. Do lado de fora destacam-se quatro grandes torres de vigilância, de onde os agentes terão visão privilegiada, e uma altíssima caixa d'água. Há 12 celas do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), para presos que cometem falha disciplinar grave.
No ano passado, quando as obras terminaram, o Departamento Penitenciário Federal (Depen), responsável pela unidade, estava sob o comando do ministro da Justiça, Torquato Jardim. Mas passou para a alçada do recém-criado Ministério da Segurança Pública, e a penitenciária será entregue pelo ministro Raul Jungmann.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/quinta-penitenciaria-federal-do-pais-sera-inaugurada-nesta-terca-em-brasilia-22505239#ixzz5AEfL8muV
stest
É um bom alivio para todo o sistema, mas precisamos de mais agilidade aquí nas nossas de São Paulo.
ResponderExcluirPODERIA SER USADA PARA ABRIGAR OS POLITICOS DO BRASIL, JÁ QUE É PARA ABRIGAR OS CRIMINOSOS PERIGOSOS!
ResponderExcluir#CONCURSOS#DEPEN
ResponderExcluirAlguém sabe sobre as inaugurações das unidades novas de sp ??? Tá osso não roda essas lpte, e tbm não roda a porcaria da lpt... Tá cada dia mais complicado. Um cronograma ajudaria pra gente se preparar, se alguém tiver algumas fontes passe pra gente.
ResponderExcluir