06 maio 2021

"O BOLO DE 06 ANOS DE LPT"



Num passado não tão distante aconteceu comigo...

Era mais um plantão, um dia comum na velha rotina carcerária. Mas com uma surpresa inusitada para quem completava 6 anos inscrito na LPT louco para ser transferido para casa. Quando você entra no sistema sabe que vai passar uma jornada longe mas não tanto tempo, e isso vai pesando de tal maneira que abala seu psicológico muito mais que o hostil ambiente carcerário. 

No dia notei um movimentação dos amigos e sorrisos nos rostos, logo me chamaram para o refeitório e lá estavam todos reunidos. De repente começaram a cantar:

- Parabéns para você, muitos anos de LPT...

Puxa! Caiu a ficha, fazia 06 anos. 

Quando me dou conta da brincadeira entra um amigo carregando um bolo e o coloca sobre a mesa. Adoro bolo, mas desse não consegui comê-lo. Sabia que todos sentiam na pele o que passava, a angustia, a saudade, a vontade de ir para casa, porém, foi um dia de anedotas. 

- Apaga a vela para não dar azar e aproveita e faz um pedido - disse um;

Nem preciso dizer qual o foi o pedido. 

Depois se passaram mais dois anos, muitos daqueles que estavam no meu aniversário de LPT foram transferidos. Infelizmente, não com a mesma intensidade que antes. A LPT raramente rodava. Hoje, nem isso. Confesso a prejudicial mudança provocada na minha vida( stress, humor, desalento,etc) pela longínqua espera. 

Dois anos depois fui para casa. Eu fui transferido. 

Foi o melhor dia da minha vida profissional.  

Ficaram as lembranças do bolo de 06 anos de LPT...  


Por que resolvi contar isso? 
Passei na pele as dificuldades emocionais, familiares e financeiras provocadas pela distância. Levar a família é inseguro, o salário defasado não garante boa moradia e qualidade de vida nas grandes cidades e acaba tendo que morar em locais onde domina as facções que combate nas unidades. 

Eu vejo amigos amigas adoecendo, sem perspectiva de vir para casa. E são pessoas extremantes profissionais. Endividados pelo salário não tão atrativo, congela salário e sobem pedágio, combustível, aluguel, tudo! Menos o salário!

Atualmente conheço amigos completando mais de 10 anos de LPT inscritos para locais com imenso déficit funcional

 "Sabiam que passariam um tempo longe de casa, mas nunca imaginaram que seriam um vida."


Marcelo Augusto

13 comentários:

  1. É Marcelo, a sap poderia rodar a lista de pelo menos dos 10 primeiros colocados em cada lista , principalmente os que estão a mais de 06 anos esperando e onde tem funcionários para repor , só um pouco de consciência e força de vontade , dá pra fazer sim! Ajuda nos Marcelo, quase 12 anos já esperando! Socorro!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei 10 anos longe.
    E quase não vim embora.
    Mas finalmente consegui.
    Só quem passa sabe.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Estou indo pra 11 anos na LPT. E ainda estou em 2° lugar. O pior é q não tenho perspectiva nenhuma, nem uma luz.

    ResponderExcluir
  4. Por falar nisso alguém tem alguma notícia sobre a inauguração do Cdp de Aguaí ou Sta Cruz da Conceição???

    ResponderExcluir
  5. Quantas vezes me passou pela cabeça pedir exoneração para não perder a família, mas graças a Deus minha região roda bastante e hj estou em casa, mas me coloco no lugar do companheiro e não me conformo o quanto essa secretaria deixa mercê seu principal patrimônio que são os agepen

    ResponderExcluir
  6. Muito complicado isso, estou inscrito na lpt para minha região a mais de 5anos.Com as novas unidades que foram inauguradas tinha a esperança de ir para casa, mas com a mudança de usar lpt no lugar da lpte, má informação é má vontade do rh que n orientou corretamente e não procurou mais informações para passa aos funcionários Perdi a oportunidade de ir trabalhar perto de casa. Foram muitos funcionários prejudicados com essa mudança e falta de informação.

    ResponderExcluir
  7. 11 anos na esperea...

    ResponderExcluir
  8. 6 anos ta mt bom. Estou no sistema desde 2006. E estou na lista pra mha cidade desde 2009. Isso pq fechou outra unidade que estava inscrito e fui obrigado a passar para a unica que sobrou. Lá se vão 12 anos numa única lista.

    ResponderExcluir
  9. O problema disso tudo é o maldito cargo comissionado, onde o cidadão se segura na cadeira. Medo de fazer o que tem que ser feito, pois em outras organizações as transferências ocorrem em 3 anos, não da pra presumir que é incompetência.

    É exatamente como você descreveu, angustia, falta de perspectiva, filhos que ficando arredios...

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, acho que sou um privilegiado, fiquei 2 anos e 2 meses longe de casa. Isso na época que permuta era vendida a preço de ouro. Espero que os amigos conquistem suas remoções e voltem para casa. Desejo sorte.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei 18 anos em SP a LPT rodou a três anos. Dia mais feliz da minha vida ainda ficaram algumas sequelas tive em SP" TIVE MUITOS DIAS BONS E RUINS, OS BOM FORAM MUITOS OS RUIS POUCOS POREM MAIS INTENSOS"

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.