14 janeiro 2014

PM confirma transferência de presos da penitenciária de Itaí

Presos estrangeiros fizeram uma rebelião nesta segunda-feira (13).
Ainda segundo a PM, três detentos ficaram feridos.

A Polícia Militar confirmou nesta terça-feira (14) que presos da penitenciária Marcleo Pires da Silva, em Itaí (SP), foram transferidos após a rebelião ocorrida na segunda-feira (13). O número de transferidos não foi informado.

A informação é do capitão da PM, Marcelo Josué Messias. Segundo ele, as transferências ocorreram ainda na noite de segunda-feira. Os presos foram levados para cadeias da região. Ainda de acordo com a Polícia Militar, três pessoas ficaram feridas durante a confusão. Dois presos tiveram perfurações no braço e um no rosto. Todos passam bem.

Durante a manhã desta terça-feira, o movimento foi apenas de funcionários que entravam e saíam normalmente da penitenciária. Alguns parentes de presos passaram a madrugada em busca informações de possíveis feridos. Segundo eles, os presos se rebelaram contra suposto abuso de autoridade, dificuldade para liberar as visitas, além de reivindicarem mais rapidez no julgamento dos processos.
saiba mais

Já de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a rebelião começou após agentes da unidade, que abriga exclusivamente presos estrangeiros, impediram uma tentativa de fuga. Os detentos depredaram o prédio.

Conforme mostra reportagem da TV TEM, durante no dia da rebelião era possível ver uma densa fumaça que saía do prédio. O fogo teria começado antes da hora do almoço e horas depois ainda era possível ver focos do incêndio. Enquanto a equipe de reportagem gravava com parentes de presos em frente à unidade, explosões foram ouvidas.

Após as explosões houve uma grande movimentação de policias. Diversas viaturas da PM entravam e saiam da unidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e depois entraram na penitenciária. Quinze minutos depois, equipes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da SAP, chegaram ao local. Mais tarde entraram dois ônibus com policias da Tropa de Choque e o canil da PM da capital paulista.

Segundo a SAP, a rebelião foi contidas pelo GIR com o apoio da PM. No começo da noite desta segunda-feira, as primeiras equipes começara a sair pelo portão que da acesso ao interior das alas onde ficam os presos. Ainda de acordo com a SAP, a ordem do local já estava restabelecida.

A penitenciária está com superlotação. O local tem capacidade para manter até 792 presos, mas a população atual é de aproximadamente 1,3 mil.
Durante a rebelião, fumaça era vista saindo do prédio (Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.