11 novembro 2019

Prefeitura de SP tomba o Complexo Penitenciário do Carandiru



No despacho, a Secretaria de Cultura explica quais são as estruturas que serão preservadas integralmente ou parcialmente


SÃO PAULO

Joyce Ribeiro, do R7, com informações da Agência Record


A antiga casa de detenção foi palco de grandes rebeliõesHEITOR HUI/ Estadão

O Complexo Penitenciário do Carandiru, em Santana, na zona norte da capital, foi tombado pela Prefeitura de São Paulo. A informação foi divulgada no Diário Oficial no início do mês.

Segundo o despacho da Secretaria de Cultura, "com as alterações introduzidas pela Lei Municipal nº 10.236/86, homologo e dou efetividade a Resolução n° 38/ CONPRESP/2018 que tombou definitivamente o Complexo Penitenciário do Carandiru".



O Complexo Penitenciário do Carandiru fica na confluência das avenidas Cruzeiro do Sul, General Ataliba Leonel e Zaki Narchi, em Santana. No despacho, estão identificadas as áreas que serão parcialmente ou integralmente preservadas, com as diretrizes para futuras intervenções:

1) Portal da Penitenciária do Estado à avenida Gal. Ataliba Leonel: Preservação Integral (em sua configuração da década de 1920);

2) Pavilhões da Casa de Detenção: Preservação Parcial (em sua configuração a década de 1950);

3) Remanescentes das Muralhas: Preservação Integral;
Publicidade
Fechar anúncio

4) Remanescentes arquitetônicos do Complexo Penitenciário do Carandiru: Preservação Integral;

5) Antigo Edifício da Prisão Albergue: Preservação Parcial (em sua configuração da década de 1950);


Inaugurado em 1920, o presídio conhecido como Carandiru é lembrado pelas grandes rebeliões: algumas bastante violentas. Em 2003, o local foi transformado no Parque da Juventude: um pólo cultural e recreativo administrado pelo governo do Estado.

O parque possui áreas verdes, de lazer e entretenimento, instalações para práticas de esporte e espaço aberto para shows e eventos. O complexo abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Estado. Apesar das mudanças, foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru.

Veja também: Ato lembra o Massacre do Carandiru e pede o fim de extermínios

O complexo ganhou visibilidade durante o chamado Massacre do Carandiru, em 2 de outubro de 1992. A ação terminou com 111 presos mortos e foi considerado o mais grave episódio penitenciário da história do país. 74 PMs foram condenados a penas que chegaram individualmente a 624 anos de prisão.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.