Continua a expectativa pela realização dos concursos que serão promovidos pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP) para o preenchimento de 400 vagas, para os cargos de agente de segurança e agente de escolta e vigilância, com 200 oportunidades cada.

De acordo com diretor de recursos humanos do órgão, José Benedito da Silva, o primeiro edital, para agente de segurança, inicialmente previsto para janeiro e adiado para fevereiro, somente poderá ser publicado em meados de março. Ele explica que o entrave se dá no processo de escolha da organizadora. “Já estamos entrando na época do carnaval e somente após este período poderemos confirmar a organizadora, para que possamos fechar o cronograma do concurso”, disse.

Para concorrer aos dois cargos é necessário possuir ensino médio. Para agente de escolta também é  necessário possuir idade de 18 a 40 anos, altura mínima de 1,65m e carteira de habilitação ”B”, “C”, “D” ou “E”. As remunerações iniciais são de R$ 2.729,27 para agente de segurança e R$ 2.202,75 para agente de escolta.

O concurso para agente de escolta deverá ser destinado somente para homens e a elaboração do edital somente será iniciada após o concurso de agente de segurança.

A expectativa é grande  por estes concursos, uma vez que já estão autorizados pelo governador Geraldo Alckmin há mais de seis meses. O aval para as contratações ocorreu em 5 de julho.

O último concurso para os dois cargos ocorreu em 2013. A prova objetiva foi composta de 50 questões, versando sobre língua portuguesa (25), matemática (15) e conhecimentos  específicos (10). Na ocasião, a organizadora foi a Fundação Vunesp. O processo de seleção também conta com provas de condicionamento físico, avaliação psicológica e comprovação de idoneidade nas vidas pública e privada.

As nomeações estão previstas para ocorrer somente em 2015, o que justifica o órgão não realizar o concurso com tanta celeridade, uma vez que a lei eleitoral não impede a realização de concursos durante o segundo semestre, desde que os aprovados somente sejam empossados após a mudança governamental, em janeiro http://www.atribuna.com.br/cidades/secretaria-de-administra%C3%A7%C3%A3o-penitenci%C3%A1ria-lan%C3%A7a-editais-em-mar%C3%A7o-1.367901