São Paulo foi o único Estado a não fornecer dados de seus presídios para o balanço semestral do Infopen(Sistema Integrado de Informações Penitenciárias) lançado em junho passado pelo Ministério da Justiça.
São Paulo tem a maior população prisional do país: são 219.053 presos –cerca de 36% da população carcerária brasileira–, segundo balanço mais recente.
A gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) não enviou os formulários com as informações solicitadas pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) dentro do prazo, que expirou em março deste ano. Segundo o órgão, os Estados tiveram seis meses para compilar os dados e enviar.
A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, afirmou que todos os Estados enviaram os dados, exceto São Paulo, que forneceu os de apenas algumas unidades. "Não chegou nem a 50% dos dados que pedimos. Não fazia sentido incluirmos algo parcial", diz.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.