07 fevereiro 2014

BLOG DOS AGENTES :SP: novo RG promete reduzir fraudes e auxiliar na identificação de criminosos



Novo modelo foi apresentado hoje de manhã pelo governo e tem poucas mudanças visuais, mas traz código que pode auxiliar polícia em identificações


Foi lançado nesta quinta-feira em São Paulo o novo modelo de cédula de identidade feito a partir da coleta biométrica. Além de mudanças visuais como o número de identificação e a assinatura do usuário, ambas agora em vermelho, o novo documento traz um código que promete dificultar fraudes e auxiliar nas investigações de crimes.



O novo modelo foi lançado durante a cerimônia de inauguração da nova Central de Expedição de Carteiras, na Luz, região central de São Paulo. Um posto instalado no prédio e outros dez, no interior do Estado, expedirão o documento, que será gratuita ao cidadão e custará ao Estado R$ 9,69 (o valor antigo era R$ 35) e não terá mais necessidade de se levar, para expedição, uma foto 3x4 –ela será feita no próprio posto.



Os postos no interior ficam nos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters). Na capital, o novo modelo começa a ser emitido pela rede Poupatempo a partir de março.



O código “QR Code” vem no verso do documento e armazenará informações como nome do portador e datas de nascimento e de emissão do RG. O código poderá ser lido em dispositivos móveis da Polícia Civil.



Grella: novo RG auxiliará nas investigações criminais



De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, a nova carteira, sobretudo pelo código, representa “um avanço extraordinário” tanto para a identificação civil quanto para a criminal. Segundo Grella, todos os policiais civis e militares do Estado também serão cadastrados no formato digital.



“Isso vai favorecer a investigação criminal e permitir que o policial na rua, pelo QR Code, verifique com um aplicativo se aqueles dados são corretos, e não mais apenas pela fotografia”, afirmou, para completar: “Além disso, é um avanço grande também porque os vestígios (digitais) de locais de crimes existem e são elementos importantes na elucidação. Temos hoje 17 mil laudos para serem analisados e diagnosticados”, completou Grella.



Ainda conforme o secretário, nas próximas semanas serão firmados convênios com as secretarias estaduais de Administração Penitenciária (SAP) e de Educação para que internos dos 152 presídios de São Paulo, além de alunos a partir de 5 anos sejam cadastrados já para o novo documento.




Terra FONTE: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-nova-carteira-de-identidade-promete-reduzir-fraudes,cf009b9c7a704410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.