28 abril 2016

G1; Categoria cobra punição severa para agressões a agentes penitenciários

 Assista vídeo : http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/sptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/deputados-estaduais-fazem-vistoria-em-penitenciarias-da-regiao/4988506/


Grupo solicita a transferência de presos ao RDD quando houver violência.
Manifestantes se reuniram no Centro de Presidente Prudente.



Heloise HamadaDo G1 Presidente Prudente

Agentes penitenciários se reuniram na tarde desta quinta-feira (28), em Presidente Prudente (Foto: Heloise Hamada/G1)

Agentes penitenciários fizeram uma manifestação no Centro de Presidente Prudente na tarde desta quinta-feira (28) para chamar a atenção da população para as agressões sofridas pelos funcionários da categoria dentro das unidades prisionais do Estado de São Paulo.
Manifestantes reclamaram das agressões físicas e
verbais sofridas dentros das unidades prisionais
(Foto: Heloise Hamada/G1)

Com faixas e palavras de ordem, os manifestantes relataram algumas situações ocorridas durante o trabalho.

“Os agentes se mobilizaram e decidiram fazer este ato em Presidente Prudente. Queremos chamar a atenção da sociedade para as agressões sofridas nas unidades. Alguns colegas chegam a ser espancados, enquanto outros perdem a vida no trajeto até o trabalho ou na porta de casa”, salientou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop), Gilson Pimentel Barreto, que atua como agente há 25 anos.

Ele comentou que as agressões, na maioria das vezes, ocorrem no momento de soltura e tranca dos detentos, já que nem todas as unidades são automatizadas. O ato ainda relembrou os dez anos da morte de pelo menos 20 agentes penitenciários durante rebeliões e atos de violência no Estado de São Paulo, em 2006, conforme informou o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp).
Protesto começou no Centro de Presidente
Prudente (Foto: Heloise Hamada/G1)

Já o coordenador regional do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), James Douglas Passianoto, lembrou que as agressões físicas são graves, porém, as psicológicas também causam danos.

“A psicológica é pior do que a física, pois é diária. Eles ameaçam você e sua família. Muitas vezes quem sente essas consequência é a família, que vê que a pessoa está mais agressiva, começa a sofrer com insônia ou tem mudança da personalidade”, disse.

Ainda segundo Passianoto, um dos pedidos dos agentes é para que os detentos que praticarem algum tipo de agressão aos servidores sejam punidos, inclusive, com encaminhamento ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que funciona no Centro de Readaptação Penitenciária (CRP), em Presidente Bernardes.
Agentes penitenciários se reuniram na tarde desta
quinta-feira (28), em Presidente Prudente
(Foto: Heloise Hamada/G1)

“Quem decide quem vai para o RDD é a Justiça. Mas o que ocorre atualmente é que as diretorias dos presídios não consideram alguns tipos de agressão, acham que não vale a pena encaminhar essas ocorrências de agressão para o juiz apreciar”, relatou Passianoto.

Outras reivindicações dos agentes são a instalação de scanners corporais para evitar a entrada de materiais ilícitos, a automação de todas as unidades para dar mais segurança aos servidores, a implantação de um RDD feminino e a criação de um hospital de custódia por coordenadoria. “Aqui em Presidente Prudente os presos são encaminhados para a Santa Casa ou para o Hospital Regional e acabam tirando vaga dos cidadãos”, salientou o coordenador do Sifuspesp.
Agentes penitenciários se reuniram na tarde desta
quinta-feira (28), em Presidente Prudente
(Foto: Heloise Hamada/G1)

Os sindicatos que representam a categoria redigiram um documento, que deve ser protocolado no Fórum de Presidente Prudente. Além dos pedidos citados, solicitam da Justiça que a lei que torna crime hediondo as ações cometidas contra os agentes públicos da área de segurança e seus familiares seja amplamente divulgada e que as autoridades cumpram com vigor a norma. Em todas as vezes em que houver agressão aos funcionários, eles ainda querem que o juiz faça o encaminhamento dos detentos agressores ao RDD.

Tapas na cabeça
Uma agente penitenciária, que preferiu não ser identificada, contou ao G1 que sofreu agressões há cerca de um ano e meio. “Estava acompanhando uma detenta para a enfermaria e ela tentou escapar, mas saiu correndo para trancar o portão e, como eu estava na frente, levei tapas na cabeça e puxões de cabelo. Apesar disso, ela não foi punida”, disse.

A servidora também comentou que a falta de punição acaba fortalecendo os detentos. “Eles acham que podem fazer o que quiserem, pois não acontece nada. Aqui fora, eles são vistos como sujeitos sem valor, mas lá dentro quem acaba não tendo valor somos nós”, desabafou a funcionária.
saiba mais
Comissão de deputados realiza visitas em presídios do Oeste Paulista

Os manifestantes ainda aproveitaram a presença, em Presidente Prudente, da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e se dirigiram até o aeroporto do município, último local por onde os membros do grupo passaram antes de voltarem para São Paulo. Acompanhados do secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes, os deputados estaduais visitaram nesta quinta-feira (28) os presídios de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau.

Outro lado
O G1 solicitou um posionamento à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) sobre as reivindicações dos agentes penitenciários, mas até o momento desta publicação não obteve resposta

5 comentários:

  1. Puro marketing dos sindicatos.

    Estão fazendo uma, pois a desfiliação foi grande, em virtude do SINDASP ter saqueado o imposto sindical por 2 anos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá o movimento é nosso, da categoria. Não houve autopromoção, focamos no assunto em tela.

    ResponderExcluir
  3. Parabens!!!! Até que enfim alguem resolveu ir pra cima mudar nosso cenário de pessimismo e revanchismo dentro da classe enfraquecendo a nos mesmo. Fulano ta ciclano, chega de desculpas por sua letargia funcional

    ResponderExcluir
  4. g1 TEM DE TUDO PRA DAR CERTO COM ESSE GRUPO DE PESSOAS INTEGRAS

    ResponderExcluir
  5. oLHA O MARCELO DE AZUL EM PÉ AI SIM REPRESENTANDO

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.