18 outubro 2017

SAP diz que dá treinamento a agentes para agir defensivamente contra agressões ?

SAP diz que dá treinamento a agentes para agir defensivamente contra agressões ? Um agressor com estilete e o agente sem equipamentos menos letais, qual tipo de treinamento é esse ? As visitas, segundo informações, no domingo ocorrem normalmente. 




SAP: “Destacamos também que todos os servidores são treinados para exercerem suas funções de forma a agir defensivamente em qualquer tipo de agressão que eventualmente venha a ser praticada por presos e presas”, ressaltou a pasta estadual ao G1.



A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou nesta segunda-feira (16) que vai solicitar à Justiça a internação no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), pelo prazo máximo de 360 dias previsto em lei, da presa que agrediu na sexta-feira (13) cinco agentes da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista com um estilete artesanal confeccionado com apontador de lápis.


Em nota ao G1, a SAP informou que houve um “ato de insubordinação” no momento em que a presa, que havia cometido falta disciplinar, estava sendo encaminhada para o Pavilhão Disciplinar.


“No momento em que era conduzida, se desenvencilhou das algemas e passou a desferir golpes com estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis, vindo a ferir as agentes que realizavam sua escolta. Após contida por outras servidoras, a reeducanda foi encaminhada para o Pavilhão Hospitalar para exame de saúde, permanecendo isolada preventivamente. As ASPs [agentes de segurança penitenciária] feridas foram encaminhadas ao Pronto-socorro para atendimento médico”, esclareceu a SAP ao G1.


Segundo a pasta estadual, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista já está com as portas das celas totalmente automatizadas e a ocorrência se deu durante o trânsito da presa entre os pavilhões.


“Ressalvamos também que serão instaurados procedimentos apuratório disciplinar e preliminar para elucidação dos fatos. Ainda em decorrer dos fatos a unidade teve as visitas suspensas no último final de semana”, salientou a SAP ao G1.  


A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, de acordo com os dados da SAP, possui capacidade para 708 presas, mas conta atualmente com uma população carcerária de 1.186 mulheres. Também existe na unidade uma Ala de Progressão Penitenciária com capacidade para 72 presas e população atual de 160.


Protesto


No domingo (15), cerca de 70 agentes penitenciários realizaram, em frente à Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, uma manifestação pacífica em repúdio às agressões sofridas por funcionários da categoria. Conforme o presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado São Paulo (Sifuspesp), Fábio César Ferreira, foram registrados somente neste mês oito casos de trabalhadores agredidos. Ao G1, Ferreira declarou que os funcionários agredidos estão abalados.


Na nota encaminhada ao G1 nesta segunda-feira (16), a SAP informou que “todas as unidades prisionais operam dentro das normas de disciplina e segurança”.




Uma das agentes foi ferida no braço e recebeu seis pontos (Foto: Cedida)

11 comentários:

  1. Bruce lee deve dar aulas de defesa pessoal.
    Coitado vai ser denunciado pelos direitos humanos por praticas de torturas

    ResponderExcluir
  2. MG TODAS MOVIMENTAÇÕES SÃO FEITAS COM CIR PARTIU PRA CIMA USAMOS ARMAMENTOS NAO LETAIS E EM SP COMO FUNCIONA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não funciona, é pela sorte do ASP no dia. Sem apoio nenhum de CIR ou GIR. É só com os colegas, porem sem armamento nenhum...

      Excluir
  3. Minhas amigas estão abaladas muito abaladas, imagine se fosse no pescoço pregou no braço pq elas defenderam os golpes em direção ao pescoço. Agora fica perseguição , desanimadorrrrrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente agora irão dizer que temos curso ,formação ,preparo e tudo mais ! Só não irão dizer que trabalhamos com déficit de funcionários , falta de equipamentos (não letais ) , falta de estrutura (super lotação em todas as unidades de nossa região),e principalmente o assédio moral por parte de diretores que precisam a todo custo manter seus cargos e para isso pressionam , perseguem , manipulam e utilizam a estrutura do sistema para perseguir e punir os que ousam dizer não aos desmandos .Espero que vocês vençam esta batalha ! Não é fácil , pela falta de união da nossa classe ,mas lutam por melhoras vocês podem mudar se não o sistema!A estrutura de sua Unidade e o modo de trabalho para que as agressões não voltem a acontecer.

      Excluir
    2. Isso é tentativa de homicídio, B. O., processo crime e mais cadeia pra presa. E se alguém tentar por panos quentes denúncia estes tbem.

      Excluir
  4. Se o ASP se defender ele é comunicado pelo diretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO MESMO. UNS TRABALHAM DE VERDADE, OUTROS SE ESCONDEM ATRÁS DE SEUS ALTOS SALÁRIOS E MORDOMIAS FEUDAIS.

      Excluir
  5. A SAP DÁ TUDO, PROMOVE TUDO, FAZ DE TUDO.
    É SEMPRE A MESMA CONVERSA NO PAÍS TODO.
    AHHHHHH VÃO PRA..........

    ResponderExcluir
  6. Aqui em SP os presídios querem atender de 250 a 300 presos todos os dias com psicologos,ass. SOCIAL,ESTAGIÁRIOS, advogados etc sem funcionários para isso, tudo pro D.G agradar a SAP E os DIREITOS HUMANOS. Aí sem estrutura sem funcionários quando dá merda os incompetentes dos DOIS dizem que o guarda que tá errado ou Moscou. ......

    ResponderExcluir
  7. Se é que não vão colocar a culpa naseninas ainda né e a situação toda se reverter contra o funcionário como já vimos acontecer em outras unidades enquanto isso dgs vendidos é puxa sacos afins se mantém no cargo abafando o caos que assola o sistema sem as mínimas condições de trabalho... Sabe porque a Sap mantém? Porque tem funcionários bons que vestem a camisa mesmo sendo tão desvarolizados

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.