02 maio 2023

Tarcísio propõe reajuste maior a militares e irrita policiais civis

Para membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a diferença dos reajustes será lida como favoritismo à Polícia Militar

Tarcísio e o secretário de Segurança, Capitão Derrite

A proposta de valorização salarial dos policiais entregue pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à Alesp nesta terça-feira (2) acirrou a disputa entre as categorias da Segurança Pública. Com elevação média de 20,2% dos vencimentos, o texto garante reajustes maiores aos agentes militares em detrimento dos civis. Neste último grupo, o maior aumento foi o de 24,64%, concedido aos peritos criminais, escrivães e investigadores de terceira classe. Já para os militares, a elevação vai chegar a, no máximo, 30,85%, no caso dos subtenentes, e 31,62%, no caso dos soldados de segunda classe.

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), que representa os policiais civis, Jacqueline Valadares se queixa da falta de abertura dada à entidade para participar da elaboração da proposta. “Em nenhum momento fomos convidados para colaborar com o debate. Pelo contrário, precisamos ir atrás do governo para pontuar os principais problemas. Foi decepcionante”, diz. A categoria teve elevação de 20% em seu salário inicial, mas pleiteava 30%. 

Para Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a diferença dos reajustes será lida pelos policiais civis como favoritismo à Polícia Militar. “Todos os cargos de direção estão na mão da PM. Passa a mensagem de que o governo só tem olhos para a PM. Isso aprofunda o sentimento de desvalorização da Polícia Civil e reduz a motivação.” Ele lembra ainda que, para a maior parte das carreiras, não haverá recomposição das perdas inflacionárias ocorridas desde 2014, estimadas em cerca de 30% pelo próprio governo.

Fonte: Coluna Estadão

Um comentário:

  1. Injusto, imagina para os agentes penitenciário. Isso é valorização?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.