07 novembro 2014

Agentes vão responder por tortura em suposta agressão a presos no CDP, G1





Agentes do GIR vão responder por tortura contra presos de Taubaté.
Laudos do IML comprovaram ferimentos em 65 presos.





A Justiça acolheu a denúncia do Ministério Público contra 33 agentes do Grupo de Intervenção Rapida (GIR), o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) e o coordenador regional dos presídios por supostas agressões que teriam acontecido dentro de uma unidade prisional em Taubaté, no último mês janeiro. Eles vão responder a um processo pelos crimes de tortura e lesão corporal

Durante a revista do GIR, teriam sido agredidos 111 presos. Laudos do IML comprovaram ferimentos em 65 presos após ação do grupo. "Não há necessidade de se valer de violência física, principalmente por serem agentes do Estado cuja principal função é garantir a integridade do preso e nçao praticar lesão corporal contra o indivíduo que está sob tutela do Estado", disse a juíza corregedora Sueli Zeraik Armani.

O promotor Alexandre Mafetano, apresentou a denúncia à justiça. O processo vai correr na Vara Criminal de Taubaté.

Segundo ele, há indícios de uso excessivo de força contra os presos do CDP. "Além do relato dos presos e o que consta no autos é que se formou uma convicação que houve um abuso no uso da força e motivou a denúncia", disse.


Enquanto o caso não é julgado, os agentes continuam em suas funções.

A Vara de Execuções Criminais de Taubaté apurou que o mesmo tipo de agressão aconteceu na penitenciária de Potim. Presos contaram que foram agredidos por agentes do GIR em maio deste ano.

A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público de Aparecida, que informou que também ofereceu denúncia contra os agentes nesta semana. Em Potim, 74 detentos teriam sido agredidos pelo mesmo grupo de agentes em maio. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) foi procurada, mas não comentou os casos.


fonte: G1


Acompanhe o blog pelo Facebook: 


4 comentários:

  1. È brincadeira isto tudo nè.olha a inversào de valores.juiza,promotor,direitos humanos e sò me faltava aquele vagabundo do secretario da sap tb querer ferrar o gir.este tal de lorival gomes è uma piada mesmo,ficar dentro de uma sala fechada com ar condicionado,segurança 24 hs por dia è fàcil mesmo.agora porque esta juiza e tb este promotor junto com o còmedia do senhor secretario e direitos dos manos nào se reùnem e tentem expor para a categoria o que vem acontecendo a muito tempo(os guardas,aevp,policiais militares)estào sendo cassados,brutalmente assasinados,todos pais de familia e neste momento nào temos juizes,promotores,direitos dos manos e o senhor mestre dos magos da sap em prol da categoria.faz 10 anos que estou no sistema.como muitos fazem este serviço nosso è um pulo grande para algo melhor em nossas vidas.tem algum tempo que quase perdi um amigo em avarè do gir,tentarào executalo e os tiros acabarào pegando em sua esposa.ai os bons diretores que ali se encontrào na frente da unidade escolhidos a dedo pelo mestre dos magos da sap falarào que èra caso isolado.que provavelmente isto tinha alguma coisa haver com situaçao de mulhèr na rua.dor de corno,mais o diretor geral anda escoltado 24 horas por dia tb.sera que tb algum corno o queira pegar?alguns dias perdi um parceiro de profissào tb.este levou 15 tiros na frente da esposa e a policia civil ainda jogou na midia se teria cido execuçào.nòis guardas,a secretaria da segurança pùblica,sap e o desgoverno alkimim sabe quem sào os culpados e nào fazem nada.nòis do sistema sabemos o porque nào è feito nada.estes tais sindicatos que falam que è a favor da categoria,na verdade è todos aliados do governo.greve,isto foi vendido.dejeps agora vai vim no holerit ja com descontos.assèmblèia para discutirmos um final de semana sem visitas pela matança de nossos irmào,parceiros de serviço isto tudo nào valeu nada.quero que cada um pense um pouco e saiba que a proxima vitima seja vc.me desculpem pelo desabafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para acrescentar nenhum dos criminosos foram presos até agora, compartilho de sua indignação. Apesar da diversidade de pensamentos de alguns, respeito, mas nossa união é fundamental.

      Excluir
  2. total inversão de valores, mas é isto enquanto a minoria ser atuante sempre será assim! mas o dia em que a maioria protestar...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela explanação, o homem de bem ainda é maioria, mas precisa se manifestar ativamente e politicamente nesse contexto.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.