27 julho 2023

Quase uma tragédia anunciada no CPP de MONGAGUÁ: mesmo sem condições de trabalho, AEVPs impedem rebelião, diz sindicato

FOnte:  https://sindespe.org.br/portal/quase-uma-tragedia-anunciada-no-cpp-de-mongagua-mesmo-sem-condicoes-de-trabalho-aevps-impedem-rebeliao/

Quase uma tragédia anunciada no CPP de MONGAGUÁ: mesmo sem condições de trabalho, AEVPs impedem rebelião

O SINDESPE compareceu hoje, 26 de julho, no Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá, para verificar “in loco” os relatos dos servidores, referente à ocorrência que se deu na data de ontem (25/07/23), quando houve um tumulto generalizado após arremesso de vários pacotes de ilícitos para o interior da unidade prisional de Mongaguá.

WhatsApp Image 2023-07-26 at 07.08.34

Na foto acima o Diretor do Sindespe Renato Mingardi, nesta manhã no CPP de Mongaguá

Com a pronta intervenção de dois AEVPs que estavam de serviço, foi impedido, em um  primeiro momento, que os internos pegassem os pacotes , com isso houve o início de um tumulto generalizado e vários detentos começaram a jogar pedras que vieram a quebrar o vidro traseiro da viatura de ronda e trincar o vidro dianteiro. Devido a essa confusão, diversos outros internos pularam os alambrados em direção aos ilícitos.

vidr

Segundo relatos dos funcionários ouvidos, após muita negociação, em um clima de tensão, os presos foram trancados em sua celas, permanecendo assim.

Falta de efetivo:                                                                                                                                                                                                             

Por diversas vezes, apenas UM AEVP permaneceu de plantão fazendo a segurança externa da unidade, fato que alertamos a Secretaria de Administração Penitenciária para sanar de forma URGENTE  essa demanda de efetivo, sendo que a lotação da unidade prisional hoje é de 2455 apenados para uma capacidade de 1640.

Ferramentas de Trabalho

O sindicato alerta sobre a necessidade específica em ter à disposição dos AEVPs, equipamentos de controle de distúrbios, como exemplo: bombas de efeito moral, Gás de Pimenta e munições de elastômero mais efetivas para essas situações, além de todo equipamento de segurança e proteção individual para os AEVPs exercerem plenamente suas atribuições sem a necessidade de colocar suas vidas em risco.

Triagem dos presos: 

O Sindespe recebeu informações de que o CPP de Mongaguá está recebendo muitos líderes da facção criminosa que tem o poder financeiro necessário para orquestrar estas diversas ocorrências de arremessos de celulares e drogas, por isso é também necessário que a SAP faça uma melhor triagem dos presos, enviando os mais perigosos para o CPP de São Vicente que conta com uma estrutura de segurança melhor.

Matéria abaixo sobre o ocorrido, do jornal A TRIBUNA:

https://www.atribuna.com.br/noticias/policia/agentes-impedem-rebeliao-em-penitenciaria-e-apreendem-pacotes-voadores-no-litoral-de-sp

Matéria de um ano atrás quando o Sindespe visitou a unidade e já se pedia efetivo, estrutura e armamento adequado:

https://sindespe.org.br/portal/sindespe-visita-cpp-de-mongagua-para-ouvir-reivindicacoes-dos-policiais-penais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.