26 junho 2017

"Marasmo sindical" - Marcelo Augusto



O propósito de trabalhar é receber um salário que atenda as "necessidades básicas".  Não obstante,  para mediar as negociações patrão-empregado surgiu os sindicatos constituído por integrantes da categoria representada. Correr atrás , leva tempo. Portanto, a lei garante o afastamento do sindicalista unicamente para tratar de interesses coletivos, este por sua vez, usará a estrutura financiada pelas mensalidades dos trabalhadores justamente na conquista de direitos e na sua preservação.

Nem um nem outro. É assim que o marasmo sindical torna ineficiente a estrutura sindical atrofiando os movimentos defronte a negativa do patrão em negociar, mantém-se inerte quando deveria agir, rompendo o proposito de sua essência . O benesses - afastamentos e ... - permanecem para esse fim, é direito e não sou eu que vou decidir se é certo ou errado, porém, deve ser utilizado para finalidade criada. A inércia é justificada com estapafúrdias desculpas e meias verdades:  - "O patrão é duro na queda... nunca mais eles no poder " ; -  Ledo engano acreditar que na face da terra exista patrão bonzinho,  categoria valorizada é aquela que peremptoriamente não abre mão de seus direitos. 

Contra sindicalista ? Nunca fui. Só não compactuo com pelegos, esse sim tem meu desprezo por conduzir a decrepitude toda uma categoria para utilizá-la como degrau, só tome cuidado que o tombo da escada é grande. Quem disse que acabou.

Marcelo Augusto


5 comentários:

  1. Infelizmente temos os ditos Sindicatos que só sabem esperar o dia do pagamento para pegar a mensalidade ! Trabalhar e nos entregar algum retorno nem pensar! Quando olho nos sites dos sindicatos é de dar desânimo,aparecerem nas Unidades !!Nem pensar ,pois tenho certeza que eles sabem que serão muito cobrados. enquanto isso ficamos a mercê deste sistema que á cada dia destrói mais um pouquinho da dignidade de seu trabalhador.Não sinto vergonha de ser ASP , sinto vergonha sim, de ter esses sindicatos brigando entre si e nos deixando a própria sorte.

    ResponderExcluir
  2. bota marasmo nisso tão fazendo campanha pro geraldinho só faltava não ..
    gritam fora Temer
    ousam falar fora Geraldo
    Vai entender...kkk

    ResponderExcluir
  3. Sábia palavras Marcelo, parabéns, pura realidade, esses caras não nos representam, ficam de conchavos com governantes, em troca de licenças, afastamentos, e esquece de quem "os banca" nós, com nossas contribuições, também estou desanimado com nossos representantes, temos que pensar em algo a curto prazo, porque senão vai passar mais 3 anos sem aumento e desse jeito a gente tá ganhando 1 salário e meio...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.