06 junho 2014

Preso do CPP Rio Preto fica ferido ao tentar fugir






O reeducando foi socorrido no pavilhão de saúde do CPP, onde recebeu os primeiros socorros


Um preso do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) ficou ferido ao fugir da unidade prisional, na manhã desta quinta-feira, 5, em Rio Preto. Weverton Benício da Silva, 29 anos, pulou o alambrado e o muro externo, onde há quatro fios de arame farpado em sua extremidade. Ao notar a fuga, os agentes penitenciários perseguiram o detento e o capturaram há cerca de 1 km do presídio, dentro da fazenda do Ipê. O preso sofreu escoriações por todo o corpo e está internado no Hospital de Base.

Na recaptura, o preso alegou ter sofrido agressões durante toda a noite por pelo menos 50 sentenciados e que estava sendo ameaçado de morte devido a uma dívida de drogas. Um boletim de ocorrência foi registrado e Weverton perdeu o o beneficio ao regime semiaberto e passa para o fechado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que foi instaurado procedimento disciplinar para apurar o caso. “Ressalvamos também que as unidades penais de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”.

O reeducando foi socorrido no pavilhão de saúde do CPP, onde recebeu os primeiros socorros e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Em seguida, Weverton foi encaminhado à emergência do HB, onde permanece internado em observação. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, não há previsão para alta médica.

Saidinha

O índice de evasão dos presos beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães foi de 4,7%. Dos 1341 reeducandos, 63 não retornaram ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP), na quarta-feira, dia 4.quando terminou o prazo do benefício. Três dos presos que não retornaram estão internados em hospitais do Estado de São Paulo.

Eles estavam na rua desde o dia 29, sendo que 32 foram monitorados com tornozeleiras eletrônicas. Já as mulheres do Centro de Ressocialização devem retornar na próxima quarta-feira, dia 11. As 61 reeducandas deixaram a prisão ontem, sendo que todas estão sendo monitoradas com a tornozeleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.