26 junho 2014

Três são detidos após drone ser flagrado próximo ao CDP de São José, G1

Suspeitos estariam operando mini-helicóptero que transportava celulares.
Agentes da torre 4 avistaram o equipamento antes de ser lançado.



Segundo SAP, drone foi derrubado por agentes do lado de fora da unidade (Foto: Daniel Corrá/G1)

Dois homens e uma mulher foram detidos após usarem um drone - mini-helicóptero guiado por controle remoto - para tentar lançar celulares dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Putim, em São José dos Campos (SP). O equipamento foi flagrado nesta quinta-feira (26) por agentes da torre 4 e caiu antes de invadir a unidade.

Os dois homens pilotavam o equipamento próximo ao CDP quando foram flagrados por volta das 13h pelos agentes penitenciários. Vestidos com o uniforme de uma construtora, os dois tentaram fugir, mas foram capturados pelos agentes. Em seguida, a mulher, que teria levado a dupla ao local, foi presa pela Polícia Militar com o carro utilizado na ação.

No pacote que seria lançado por meio do drone estavam cinco celulares, duas pilhas e um pen drive com músicas. A dupla foi levada para prestar depoimento na Polícia Civil. As atividades administrativas da unidade, como a entrega de documentos, foram suspensas nesta quinta-feira.

Segundo o delegado Darci Ribeiro, um dos suspeitos é foragido da polícia. Os três serão indiciados por associação criminosa e por tentar entrar com equipamento eletrônicos, como celular, dentro do presídio. A pena pode variar de um a três anos de prisão.

Essa é a terceira vez desde março que a unidade registra episódios envolvendo drones. No dia 7 de março um mini-helicóptero lançou cocaína no pátio da unidade e, em abril, foram entregues celulares no local. Nos dois casos, o material foi apreendido posteriormente pelo Grupo de Interveção Rápida (GIR) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

O delegado informou que ainda não é possível afirmar que o casos casos tenham relação, mas disse que a polícia segue investigando os crimes. "A tentativa de entrar com drones nas unidades penitenciárias tem se tornado mais comum, devido a repressão efetuada pela SAP para barrar a entrada de equipamentos. Isso tem levado os ladrões utilizarem essa tecnologia", disse.

Outro lado
A SAP foi procurada e informou, por meio de nota, que o drone foi abatido pelos funcionários da unidade após disparos. De acordo com a secretaria, as visitas durante o final de semana estão mantidas normalmente. Também informou que está sendo providenciada a cobertura dos pátios da unidade para evitar novas ocorrências envolvendo drones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.