02 junho 2014

SAP confirma mais 2 fugas de presos em Itirapina e soma 6 casos em 7 dias, g1


Detentos conseguiram escapar dos presídios em 2 finais de semana seguidos.
Três deles foram recapturados na cidade e dois ainda continuam foragidos.




A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou, na manhã desta segunda-feira (2), outras duas fugas ocorridas na Penitenciária II de Itirapina (SP), no último sábado (31). No domingo (1º), dois presos do regime semiaberto da P-I também fugiram da unidade e no dia 25, outros dois já tinham escapado da P-II. Três deles foram recapturados e devem ser transferidos para Presidente Venceslau, em regime fechado.

Um dos detentos que fugiram no sábado invadiu uma indústria de aves no fim da tarde em Itirapina, ainda segundo a SAP. Ele foi rendido por um segurança do local e recapturado. A Secretaria não informou, entretanto, como foi a fuga deles. Os dois detentos que escaparam no dia 25 também foram recapturados minutos depois pela Polícia Militar. Os outros três continuam foragidos.

Devido a essas fugas, a direção da P-II realizou uma revista geral na Ala de Progressão nesta segunda-feira (2), o que gerou protesto de alguns presos. Segundo a SAP, eles tentaram intimidar os servidores, o que foi considerado como ato de indisciplina pela unidade.

O Grupo de Intervenção Rápida foi acionado e a administração vai fazer a retirada desses presos, que devem perder o direito ao regime semiaberto e serão removidos para a Penitenciária I de Presidente Venceslau.

No domingo
Os dois presos do regime semiaberto da Penitenciária Itirapina I, que fugiram da unidade no domingo (1º), agrediram dois agentes durante a troca de turno e conseguiram escapar após escalar o muro de cerca de três metros do local, segundo a SAP. A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu localizar os internos.


Na ocasião, a Pasta informou que vai acionar a Vara de Execuções Criminais e instaurar Procedimento Disciplinar em desfavor dos sentenciados. Caso sejam recapturados, os fugitivos também serão transferidos do regime semiaberto para o fechado.

Ainda de acordo com a Secretaria, foram feitos boletins de ocorrência para os dois casos. Um por conta da evasão dos presos e outro pela lesão corporal sofrida pelos agentes, que foram atendidos e passam bem.

Mais fugas
No domingo dia 25, dois presos do regime semiaberto conseguiram sair da Ala de Progressão da P-II durante o horário de visitas. Os detentos renderam um agente de segurança penitenciária e o algemaram no chão. A SAP disse que eles simularam estar armados, usando as mãos por debaixo da camiseta.

Mesmo rendido, o agente dirigiu-se ao setor de Subportaria do Regime Fechado, que acionou uma equipe de apoio. Os presos foram recapturados logo em seguida.

Também foi instaurado um procedimento disciplinar em desfavor dos presos, que deverão perder benefícios ao fim da apuração.

Regime semiaberto
Os internos do regime semiaberto têm permissão para usufruir de cinco saídas por ano, onde se dirigem para a casa de familiares. Em relação à segurança nos presídios de Itirapina, a Secretaria alega que as unidades e alas de regime semiberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralhas.
Fuga do dia 25 aconteceu durante horário de visitas
(Foto: Reprodução/EPTV)

Por isso, a permanência nesse tipo de regime se caracteriza muito mais pelo "senso de autodisciplina" dos internos do que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.

Reclamação
A esposa de um preso de Itirapina I, que não quis se identificar, disse à equipe do G1 que os internos estariam recebendo represálias por conta das recentes fugas.

“Foi somente neste domingo (1º), mas houve sim. Eles ficaram sem café da manhã e banho de sol. Acho que ninguém tem que pagar pelo erro dos outros. Tiraram alguns direitos deles”, reclamou.

A SAP classificou como “falsas” quaisquer informações sobre a falta de alimentação ou banho de sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.