20 setembro 2014

AGENTES do Parana decretam greve para reivindicar segurança. Em São Paulo? Nada mudou...



Agentes decretam greve geral para reivindicar segurança nas penitenciárias

Mobilização terá início no dia 29 de setembro em todas penitenciárias do Paraná





(foto: Divulgação/Sindarspen)


Os Agentes Penitenciários do Paraná decretaram greve geral no Sistema Penitenciário para reivindicar segurança dentro das unidades. A decisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), durante Assembleia Geral da categoria, na Praça Nossa Senhora da Salete, localizada em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado. A greve geral está marcada para começar no próximo dia 29 de setembro (segunda-feira).

O encontro contou com a presença de cerca de 300 servidores de Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão e de Curitiba e Região Metropolitana que aprovaram por unanimidade a greve geral.

A reivindicação dos Agentes Penitenciários é por segurança dentro das unidades penais. “A insegurança dentro dos presídios está insustentável. Por isso, infelizmente, não vimos outra opção a não ser deflagrar greve geral para que o governador invista no Sistema Penitenciário do Paraná e que tome medidas de segurança”, explica Antony Johnson, presidente do SINDARSPEN. A preocupação da categoria é devido a onda de violência dentro dos presídios e o alto número de rebeliões em tão pouco tempo. Em 10 meses, ocorreram 20 rebeliões e 31 Agentes foram feitos reféns.

Agora, o próximo passo é registrar em cartório a Ata da Assembleia com as reivindicações e, em seguida, encaminhar o documento ao Governo do Estado e para a SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

Nos próximos dias o Sindicato vai conduzir quais serão os procedimentos para a greve geral para que todos fiquem bem informados. “Nosso jurídico vai providenciar todas as medidas legais necessárias para o nosso movimento. Enquanto isso pedimos para que as bases já comecem a se organizar e se conscientizem da importância da nossa luta”, relatou Johnson.



Pauta de reivindicações dos Agentes Penitenciários:

1. MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA O SISTEMA PENITENCIÁRIO;

2. ENVIO DO PROJETO DE LEI PARA AMPLIAÇÃO DO QUADRO DE AGENTES PENITENCIÁRIOS PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ;

3. ENVIO DO PROJETO DE LEI PARA REGULAMENTAÇÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ;

4. CRIAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA;

5. REVOGAÇÃO DAS RESOLUÇÕES QUE ALTERARAM A CAPACIDADE DE LOTAÇÃO ORIGINAL DAS UNIDADES PENAIS;

6. AMPLIAÇÃO DO GRUPO DE INTERVENÇÃO TÁTICA PARA TODO O ESTADO;

7. ATENDIMENTO AS NECESSIDADES BÁSICAS DA PESSOA PRESA, ASSITENCÍA JURÍDICA, MATERIAL E MELHORAR A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO;

8. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: RÁDIOS COMUNICADORES, TONFAS, ALGEMAS, CADEADOS, PARAFUSOS E ESCUDOS;

9. AUTOMAÇÃO DAS UNIDADES PENAIS;

10. PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO.



O presidente do SINDARSPEN espera que nos próximos dias o Governo convoque a categoria para negociar. Enquanto isso, o Sindicato orienta todos os Agentes Penitenciários para que trabalhem com o máximo de cuidado, segundo o caderno de segurança, devido ao clima de insegurança.

É válido ressaltar que o Sindicato também vai enviar, juntamente com a pauta de reivindicações da categoria ao Governo do Estado, uma moção de repúdio aos atuais gestores do Sistema Penitenciário do Paraná.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/347963/agentes-decretam-greve-geral-para-reivindicar-seguranca-nas-penitenciarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.