25 junho 2015

Defensores públicos distribuem panfletos nas penitenciárias de Itapetininga e fazem divulgação contra revista íntima, SINDASP



De acordo com informações do delegado sindical do Sindasp-SP na Penitenciária 2 de Itapetininga, Francisco Roberto Ferreira (Chico), dois defensores públicos estiveram nas duas unidades prisionais do município falando com as visitas sobre a revista íntima realizada pelos agentes de segurança penitenciária (ASP).

Segundo o representante do Sindasp-SP, os defensores fizeram uma ampla campanha, distribuíram panfletos, colheram assinaturas e orientaram a respeito da lei que proíbe as revistas íntimas. (Confira os panfletos enviados pelo delegado sindical no final da reportagem).

A Lei 15.552, que acaba com a revista íntima nas unidades prisionais do Estado, foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 12/8/2014, no entanto, a própria lei previa o prazo de 180 dias para sua regulamentação. O prazo terminou em 12/2 e a lei não foi devidamente regulamentada. “O Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 180 dias a contar da data de sua publicação”, descreve o artigo 5º.


Para o Sindasp-SP, como não houve regulamentação, a lei existe, mas não tem eficácia. A orientação do sindicato para a categoria é de que a revista íntima seja realizada normalmente.

Para o Diretor Jurídico do Sindasp-SP, Rozalvo José da Silva, “deve ficar expresso que os servidores penitenciários são totalmente a favor da lei citada e rogam pela sua efetivação o mais breve possível”, disse o diretor. No entanto, “essa efetivação deve ser total, ou seja, a instalação dos equipamentos, treinamentos adequado dos servidores que manusearão os referidos equipamentos e regulamentação da dita lei”, ressaltou. “Vencido o prazo de 180 dias para a regulamentação da lei, o governador de São Paulo ainda não foi capaz de instalar (seja alugado ou comprado) um único scanner, em uma única unidade prisional Paulista”, finalizou o diretor.

O delegado sindical na Penitenciária 2 de Itapetininga disse que também é favorável à lei, “desde que tenha o scanner, afinal para nos servidores também e constrangedor. Já não bastava a superlotação agora também a insegurança?”, questionou o representante sindical.

Veja a matéria completa:



http://www.sindasp.org.br/Pagina.aspx?IdNoticia=4573



Carlos Vítolo
Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp-SP
imprensa@sindasp.org.br












Um comentário:

  1. Quando vai chegar esses scanner pois só SP que não tem condições pois outros estados já adquiriram ou tudo isso medo de represarias

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.