13 junho 2015

Visitas devem acontecer normalmente sem a revista íntima nas Penitenciarias de Ititapina



Justiça determinou normalidade nas penitenciárias 1 e 2 de Itirapina, SP.
Anúncio ocorreu após confusão no sábado por visitas com horário reduzido.



Juiz determinou que visitas no fim de semana
ocorram normalmente (Felipe Lazzarotto/EPTV)

O juiz de Itirapina (SP) Felippe Rosa Pereira determinou, nesta sexta-feira (12), que as visitas nas penitenciárias 1 e 2 de Itirapina aconteçam normalmente nos fins de semana. O anúncio ocorreu após momentos de tensão no sábado (6), quando agentes permitiram o contato com presos com horário reduzido. Além disso, Pereira manteve a proibição das revistas vexatórias ou constrangedoras. Caso seja necessário, o juiz pediu ao batalhão da Polícia Militar que apóie o cumprimento da medida judicial. A Secretaria da Administração Penitenciária informou que vai cumprir a decisão.

A redução do horário no sábado gerou indignação e algumas mulheres chegaram a fazer um abaixo-assinado pedindo a volta da revista íntima para que pudessem ter o dia normal de visitas. Os parentes puderam entrar, mas permaneceram por menos de uma hora nos prédios e tiveram contato com os encarcerados em uma sala fechada, a forma encontrada pelos agentes de segurança – com receio da liberação sem a revista – de permitir o encontro.
Parentes formam fila para visitar presos na
Penitenciária de Itirapina (Foto: Reprodução/EPTV)

No caso de descumprimento da decisão, os responsáveis poderão ser multados em R$ 20 mil. No sábado (6), as visitas duraram apenas uma hora e aconteceram em uma sala. Parentes e mulheres dos presos protestaram por conta da falta de informações e da demora para entrar.

SAP
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que vai cumprir a decisão e que a suspensão da revista corporal, conforme a decisão judicial, poderia resultar na entrada de substâncias que não são visíveis aos equipamentos detectores de metais, como drogas, explosivos e até armas e celulares cujos componentes não são feitos de metal.

“A Secretaria da Administração Penitenciaria já esta locando cinco scanners corporais para serem instalados nos quatro Centros de Detenção Provisória de Pinheiros, onde estão recolhidos cerca de seis mil presos. A implantação nas demais Unidades Penais ocorrerá de forma gradativa, em face da grave situação econômica atual do país, a qual gerou ao Estado de São Paulo substancial perda de arrecadação, sendo que no último mês de maio essa perda foi de cerca de 700 milhões”, explicou o texto.
Mulheres protestaram contra alteração no tempo de
visita em penitenciárias (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Insegurança
A decisão da Justiça em proibir revistas íntimas de visitantes na penitenciária de Itirapina desagradou os sindicatos dos agentes e funcionários do sistema prisional. Segundo os trabalhadores, a medida coloca a segurança nas penitenciárias em risco.

Por conta disso o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (Sinfuspesp) entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça contra a liminar que proíbe esse tipo de revista.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.