11 maio 2017

"Não confunda muralhas com reinados."

Muralhas podem ser castelos, fortes ou presídios


Aquelas muralhas gigantescas com torres de vigilância para proteger-se de invasores, uma guarda preparada para agir, podem ser castelos, fortes ou presídios; primeiro, os reinados para proteger os populares em nome do rei; segundo, os fortes, com soldados armados para proteger o território contra forças rebeldes e estrangeiras. E terceiro, presídios, construídos para privar de liberdade criminosos independentemente do sentindo punitivo ou ressocializador. A diferença, portanto, é o regime.  No ápice das gigantescas muralhas: reis(monarquia), oficiais(militarismo) e diretores(democracia);  "Não confunda muralhas com reinados", se  passaram os tempos monárquicos, ditatoriais, para gozarmos da democracia.

4 comentários:

  1. Marcelo, um artigo merecedor de compartilhamento. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. eu entendi perfeitamente....muito diretor achando que é rei....acima da lei e de todos....plena democracia....

      Excluir
  3. Nesses 20 anos de sistema tive o desprazer de ver reis legislando e executando verdadeiros donos das muralhas e na contramao trabalhei com lideranças fortissimias cumpriam leis e respeitava os trabalhadores. Belo artigo uma linda parabola

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.