06 fevereiro 2015

Dois detentos rompem alambrado e fogem do CPP de Pacaembu


Fato foi comunicado a polícia por volta das 16h30 quinta-feira (5).
SAP afirma que quando recapturados, presos voltarão ao regime fechado.


Dois detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu fugiram da unidade na tarde desta quinta-feira (5). O fato ocorreu por volta das 11h. No entanto, a polícia foi comunicada às 16h39.

Conforme informações da Polícia Civil de Adamantina, uma testemunha que prestava serviço no local viu quando os sentenciados romperam o alambrado e fugiram em direção as pastagens próximas a unidade.

Diante dos fatos, a direção do local foi avisada e a Polícia Militar foi acionada para realizar buscas nas proximidades. A ocorrência está em andamento e ainda não foi apresentada à Polícia Civil de Pacaembu.

Por meio de nota, a SAP informou que um agente de segurança penitenciária tentou impedir a evasão dos sentenciados, mas não obteve êxito. “Os presos romperam um alambrado e forçaram a parte inferior de uma segunda grade”, afirmou. “Imediatamente o fato foi comunicado à direção que adotou as medidas cabíveis”.

Conforme a SAP, um boletim de ocorrência já foi elaborado pela Polícia Militar. Deve haver, ainda, a instauração de procedimento apuratório disciplinar e preliminar para elucidar os fatos. “A autoridade judiciária foi comunicada para a sustação cautelar do regime semiaberto”.

A secretaria ainda ressalta que as alas do regime semiaberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha, conforme a legislação brasileira.

“A permanência do preso neste regime se caracteriza mais pelo senso de autodisciplina e auto responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”. SA“Quando recapturado, os presos voltarão ao regime fechado”, afirmou ainda em nota.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.