28 setembro 2020

Tentativa de fuga cinematográfica na “PFC” Penitenciária Feminina da Capital, presas ficam a um metro da liberdade.


Na última sexta feira dia 25 de setembro de 2020, por volta das 17:00 horas a Penitenciária feminina de Santana Capital  “PFC” foi palco de uma tentativa de  fuga cinematográfica  se não fosse  o trabalho dos “policiais penais” da muralha  “AEVP” Agentes de Escolta V. Penitenciária, que estavam de plantão na hora do fato ocorrido.

Dos fatos : Não se sabe como as duas presas saíram de dentro do pavilhão burlaram a segurança, pularam o primeiro alambrado, ficando onde é chamado de “linha de tiro” quando estavam apenas a um obstáculo da rua, ou seja, cerca um metro, foram contidas no último muro  que daria acesso ao lado externo da unidade e  ao parque da juventude faltando pouco para ter êxito na sua fuga .

Os agentes que estavam de vigilância na muralha à cerca de 150 metros de distância, olhando pelo lado de cima da mesma foram eficazes em seu trabalho e desempenhando  com presteza suas atribuições do cargo, impedindo as presas de fugirem.

linha tiro feminina pfc

Ato continuo as presas foram abordadas , elas estavam com ferimentos  do “ouriço”  e foram conduzidas a enfermaria da unidade.

Segundo informações extraoficiais, as presas juntas  têm condenações elevadas e seriam da organização criminosa  “PCC” Primeiro Comando da Capital.

Vale ressaltar que segundo denúncias enviadas a entidade, a unidade prisional contava anteriormente com cachorros para auxiliar na vigilância devido ao  extenso tamanho da muralha, e  estes foram substituídos por carneiros pela atual administração,   matéria  que foi alvo de uma denúncia publicada  em 07 de setembro de 2019.

https://sindespe.org.br/portal/exclusivo-penitenciaria-feminina-da-capital-a-guarda-e-feita-por-carneiros-na-linha-tiro/

A penitenciária “PFC” que tem em seu quadro efetivo cerca de 25 servidores para  dividir em quatro turnos contribuindo assim para excesso de horas de serviço, mas graças o bom trabalho estes Agentes conseguiram evitar a fuga.

Lembrando que foi desta mesma unidade que foram retirados vários AEVPs através de transferências, como a do “AEVP vereador de Caiuá”,  e da mesma forma com a recente LPTE para Registro, várias outras unidades do Estado ficarão com o efetivo de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, totalmente reduzido. Correndo o risco de acontecer como era no passado, onde a Policia Militar fazia a vigilância de uma unidade prisional inteira com apenas um PM, e as tentativas de fugas eram constantes, pois se não há vigilância armada suficiente para inibir a intenção de fuga do detento, este irá tentar a  fuga ou arrebatamento. O quadro de AEVPs não tem reposição a mais de 2 anos, mesmo que a Lei Complementar 173 de 2020 autorize a contratação de servidores efetivos para reposição do quadro funcional, o Governo do Estado não chamou nenhum aprovado no concurso AEVP 2014, iremos levar esta situação ao secretário o mais breve possível.

Do fato histórico:

Descrição da Penitenciária feminina da Capital “PFC”.

Em julho de 1942 foi inaugurada, em prédio anexo à Penitenciária do Estado (1920), a primeira instituição prisional específica para mulheres no estado de São Paulo. Nos anos iniciais, o então chamado Presídio de Mulheres ficou sob administração de freiras católicas da Congregação de Nossa Senhora de Caridade do Bom Pastor de Angers. Durante a ditadura civil-militar, o local recebeu algumas presas políticas, principalmente após a desativação do Presídio Tiradentes em 1972. Em pequeno número, elas tiveram que se acostumar a uma rotina de isolamento, já que eram mantidas afastadas das presas comuns. O presídio, que chegou a integrar o Complexo do Carandiru, continua em funcionamento com o nome de Penitenciária Feminina da Capital “PFC” denominação assumida em 1973.


https://sindespe.org.br/portal/tentativa-de-fuga-cinematografica-na-pfc-penitenciaria-feminina-da-capital-presas-ficam-a-um-metro-da-liberdade/

2 comentários:

  1. Marcelo seu blog tem alto número de visualizações, vc. precisa postar comentários ( aumentar) pois grupos de ZAP são regionalizados e dificultam a propagação de informações, sem contar que vários funcionários acessem seu blog nas unidades por não ser possível fazer uso de celulares, sugiro que vc.cadastre os comentaristas por segurança e arrume patrocínio para te ajudar.Faça isto e se candidate a deputado estadual em 2022, e ai teremos um deputado para nos ajudar na assembléia LEGISLATIVA.

    ResponderExcluir
  2. Sabe pq ninguém viu? Pq não tem mais servidores no sistema prisional de SP. Um servidor pra fazer trabalho de 4 ou 5, sem contar que a maioria está exercendo desvio de função na área administrativa, e isso ocorre em 95% das unidades!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.