21 outubro 2014

Quem são os responsáveis pelas rebeliões no Paraná


ARTIGO EXTRAÍDO DO BLOG PADRE EDIVAN



E lá se vão 22 rebeliões nesses últimos 12 meses do Paraná. O sistema penitenciário paranaense convulsiona. Tememos uma rebelião em Londrina. E olha que aqui são 3 unidades, mais de 2000 mil presos.

Havia decidido não escrever mais sobre rebeliões no Paraná. Mas esse questão de o Governo insistir que os “culpados” pelas rebeliões são agentes penitenciários (que estariam colaborando) me fez questionar a respeito das responsabilidades das vidas colocadas em risco, tanto dos presos quanto dos funcionários das unidades prisionais do Paraná.

Acredito que o Estado mesmo é o culpado de tudo. O sistema carcerário do Paraná tem um câncer e o governo ignora. Está agonizando, e recusa tratamento. Vai encontrar um fim bem trágico. Agora, queria que houvesse uma movimento, uma reforma na estrutura administrativa dos governos para culpabilizar as pessoas dos gestores públicos, para responsabilizar a pessoa do governador ou pessoa do secretária pelo caos que virou o sistema prisional. Pela ilegalidade, prevaricação, omissão com que tem abordado os problemas recentes em nossas penitenciárias. Não adianta culpar o ente público, sem rosto, nome e sobrenome. È preciso apurar responsabilidades pessoais. O Governador não quer fazer isso com os agentes? Que o Ministério Público, a Justiça, também faça o mesmo com ele, e com que está a frente das pastas de secretaria de justiça ou da segurança. Aliás, acho que deveríamos trocar de secretária.

Até lá, que onda de rebeliões que vem subindo, Estado acima, não chegue por aqui. Senhor governador, senhora secretária, cumpra a LEP, por amor de Deus, para o bem de todos, segurança e paz de população, e fim das rebeliões.



Fonte DO ARTIGO : http://blogs.odiario.com/padredivanpedro/2014/10/20/quem-sao-os-responsaveis-pelas-das-rebelioes-no-parana/



Um comentário:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.