05 março 2017

"O Antigão"

Resultado de imagem para agente penitenciario carandiru
Fonte G1


"Eh! Antigão você merece meu respeito, chegar ao fim da jornada na segunda profissão mais perigosa do mundo são para poucos. Nosso presente é fruto do seu passado. "

      
       Certa vez, cabisbaixo, decidi cancelar o Blog. Era difícil divulgar o trabalho e atingir as pessoas com os artigos. Na época, longe da família, queria mostrar as dificuldades enfrentadas e só queria  ir para casa, também mostrar as condições e o baixo salário. Uma noite um anjo apareceu em minha vida, disse as palavras mais tocantes e sinceras -  "Marcelo, as dificuldades virão com o tempo e você não pode desistir de enfrentá-las, tenha  coragem para enfrentar seus medos, porque todos nós acreditamos em você "- Sra Neusa, Agente Penitenciária guerreira e aposentada,  meu anjo. Continuei , sonho concretizou-se. Pude conhecer inúmeros agentes aposentados ainda presentes na luta.

      No jargão da categoria, "O Antigão", os verdadeiros anciões, veteranos e grandes professores. Na radial ouvia boas histórias dos agentes com mais tempo de casa, vendado com uma realidade diferente da narrada, tentava compreender em vão como eram as coisas no passado e as coisas que tiveram que  passar, no futuro, portanto, talvez, seja eu contando histórias inusitadas para o mais novos .  'De lá pra cá' as coisas mudaram e vão continuar a mudar. 

   
     Nesse ambiente, eles [ agentes] exerceram suas atividades ao longo das décadas mantendo a ordem e disciplina dos mais precários e  perigosos ambientes , intrépidos vislumbraram cenas e fatos que a maioria dos seres humanos jamais ousariam colocar seus pés novamente. Tenho 10 anos de sistema prisional, em pouco tempo presenciei episódios peculiares e inarráveis, com 02 anos um agente disse-me: "   nessa rotina nenhum dia é igual ao outro " - acertou . 

        O povo que respeita seus anciões preserva seus valores, sua história. Nossos anciões são verdadeiros heróis. Escreveram a história assentando tijolo a tijolo, firmando o alicerce que atualmente nós sustentam.  A alta carga de stress e os males desse ambiente perigoso levaram varias vidas prematuras, chegar ao fim da jornada são para poucos, pouquíssimos heróis e heroínas. Obrigado Gersão, Lindomar, Biro-biro, Cleusa, Antonio, Mazoto, Narinha, Maria, Ana, Jose...... a todos vocês.  SAP homenageie-os.


Marcelo Augusto
Facebook: https://www.facebook.com/blogdosagentes/

13 comentários:

  1. Ótimo artigo, mas vejo que quando cheguei no sistema lá no ano de 2004, eu meus companheiros respeitavam os antigão na radial, escutava-mos as histórias com atenção e gostava, hoje esses guardas que chegam na maioria acha que sabe tudo, a maioria nem vai conhecer esses que abriram essas radiais, com muito trabalho... parabéns pelas palavras....

    ResponderExcluir
  2. Nossa Amei o artigo. Conscientizar, reconhecer, minha tia aposentada nao desliga ta sempre preocupada com a gente e as coisas acontecem sempre fala pra chamar ela quando tiver alguma coisa pra ajudar. Justo e lindo gesto amor e carinho as pessoas arriscaram suas vidas, as boas pessoas fizeram diferença.

    ResponderExcluir
  3. O Gersão conheço parceiro e verdade nem te falo como em ensinou na profissão. PArabens!!! OBG

    ResponderExcluir
  4. Haverá momentos difíceis de entender esse funcionários passaram sabem perfeitamente como foi o tempo passou mudou pra nós nunca foi passado eles tiveram la mudaram isso pra nós. Respeito é tudo.

    ResponderExcluir
  5. MEUS SINCEROS RESPEITOS AOS HOMENS E MULHERES SERVIRAM NO SISTEMA PRISIONAL.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Que linda homenagem em meus 26 anos e 5 meses nunca li algo tão lindo e comovente, obrigada amigo Marcelo e meu querido Gersão merece mesmo ser citado, grande profissional com uma família guerreira e linda, bjs.

    ResponderExcluir
  7. PARABENS AOS ANTGOES...
    VERDADEIROS HEROIS GUERREIROS...
    LENDO ESTA HOMENAGEM ,ME FEZ PENSAR...
    APARENTEMENTE ANTIGAMENTE,COMO AS CADEIAS ERAO MAIS PRECARIAS E PERIGOSAS, OS ASPS E CHEFES SE PREOCUPAVAO SOMENTE COM O LADRAO,COM O ANDAMENTO DA CADEIA,EM NAO DEIXAR Q PRESO EVADICE ETC...
    PERCEBO Q HJ E´DIFERENTE, O PIOR PROBLEMA DO ASP E´OS PROPRIOS "COLEGAS" SQN DE PLANTAO ,POIS SO´SE PREOCUPAM EM VER O PROXIMO SE ARRASTAR,NA PIOR,E CHEFES DE PLANTAO FORMANDO PANELAS DE CAGUETAS COM ASP QUE NEM SAIU DA FRALDA,CHEFES E DG QUE PROIBEM TROCAS E DIFICULTAM A VIDA DO ASP Q ESTA A 800KM DE CASA DE VER A FAMILIA.
    HJ O INIMIGO E´OUTRO.

    ResponderExcluir
  8. Chega ser ridículo um ASP alegar que o inimigo é outro!!!
    Com esses comentários ignorantes é que conseguimos perceber a desunião da classe.Lamentável!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo 07 de Março de 2017.
    Sábias Palavras Marcelo Augusto...
    Ser Agente Penitenciário é um trabalho que exige companherismo e respeito.
    Aprender com os profissionais que já enfrentaram situações de risco, a vida não é teatro para ser ensaiada...
    Conseguir trabalhar com profissionalismo e chegar na Aposentadoria com a MISSÃO CUMPRIDA...
    Jovens aprendam com os mais velhos a vida nos ensina muito quando aprendemos com os erros e acertos dos outros,
    não teremos tempo pkara corrigir tudo...

    ResponderExcluir
  10. Experiência digna de um livro...

    ResponderExcluir
  11. Mazoto, Dino, Djair, Salvador, Alberto, Cacilda, Dirceu, Regina, Neto,Betão

    ResponderExcluir
  12. Sempre seremos os verdadeiros guerreiros, Eu orgulho de ser chamado GP minha primeira funcional Guarda de presídio Agosto 1986, aposentei depois 30 anos Casa Detenção Flamínio Faveiro,19 anos, P II Hortolândia 2 anos CDP Americana 9 anos, nunca fugi da área segurança p serviço administrativo não, parabenizo os companheiros que continuam no labor com honra dedicação, apesar do descrédito de nossos governantes e reconhecimento por nosso valoroso trabalho p sociedade

    ResponderExcluir
  13. Dona Cleusa nos deixou no final do ano passado. Obrigado por tudo, Graças a vc pude prosseguir.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.