Com advento da Polícia Penal após anos de lutas árduas enfrentadas por uma categoria tão ignorada nos corredores do Congresso Nacional que por sua persistência passou a ser conhecida, os agentes penitenciários finalmente conseguiram o que para muitos considerava impossível, serem inseridos na Constituição Federal no artigo 144, na Segurança Pública.
E depois de tanto tempo ainda ouço, qual a vantagem nisso? Espantoso é ouvir das mesmas pessoas que dizem que não tem sua profissão reconhecida e quando se tem reconhecimento constitucional sofre de amnesia das reclamações antigas. E insistem, qual o beneficio de ser chamado de polícia? Nos Estados que foram regulamentados, aos menos os que pesquisei tiveram aumento salarial quando regulamentou, além de conceder a aposentadoria especial, pois boa parte dos estados não tinham esse direito e os que tem não pode retirar. Tiveram a criação da lei orgânica pelos Estados, a segurança jurídica, uma legislação própria que garanta a execução do trabalho.
Certo dia também ouvi: "Não vejo vantagem nisso". Apenas lembrei que a computação do tempo de serviço para fins de adicional temporal na pandemia foi concedido apenas para profissionais da segurança e saúde. Pasmem! São da segurança agora. Lembre-se de um velho ditado interno " Quando é pra prejudicar somos da segurança para beneficiar não", isso mudou não é.
As coisas são para alguns assim "quer ser valorizado e não se valoriza". Não espere valorização de ninguém se isso não partir de você, compreender sua importância e o quão sua profissão é essencial na manutenção da segurança e paz social.
A discussão se vai ser ou não polícia é assunto passado e vou evitar delongas num assunto tão complexo principalmente se não compreendeu que não é um nome, é o valor profissional que se buscou e sua concretização aconteceu porque quem defendia essa ideia batalhou para que se transformasse em realidade, venceu os pessimistas e do quê parecia impossível, e hoje são essas mesmas pessoas que acompanham o processo de regulamentação nos estados e sabem se precisar se movimentam para mudar o que acreditam estar em desacordo com o ideal da Polícia Penal.
É hora de olhar para frente e buscar melhores condições de trabalho e salarial, aproveitar essa oportunidade ímpar de buscar dignidade e respeito. Parar de olhar para o retrovisor e enxergar que esse é o momento de batalhar por mudanças positivas.
Acompanhe, cobre. Mude!
Marcelo Augusto
Mentalidade da capital e do interior é muito diferente... guarda chega no interior e muda parece os caras de 30 anos..nem todos..reclama tudo e todos... pensa e comida e folga...
ResponderExcluirParabens pelo artigo faça mais deles
ResponderExcluirGP RECLAMAO NAO FALTA E ADOECE OS PARCEIROS , VC DISSE SE MELHORAR VÃO SOFRER DE AMNESIA
ResponderExcluirOs reclamaoes podem pedir exoneração vão ajudar melhorar ambiente de trabalho
ResponderExcluirÓtimo comentário !
ExcluirSou PP no Paraná meu amigo,
ResponderExcluiras coisas mudaram por aqui,
salário e plano de carreira,
condições de trabalho e representatividade,
passamos a existir.
Sinceramente acho que o mais certo a fazer é acabar com a SAP e irmos para a SSP, assim seremos reconhecidos realmente.
ResponderExcluirConcordo plenamente, não dá pra ficar na sap, temos que ir para ssp, onde políticas são para policiais e sap as políticas são para presos.
ExcluirMUITO BOA COLOCAÇÃO meu amigo só quem como nós que lutou dez do inicio sabe o valor dessa conquista ,não se trata de ser chamado de policia, e sim estar inserido na constituição, ter reconhecimento como profissional da área da segurança ,a valorização salarial será consequência de vários destes fatores !
ResponderExcluirParabéns pelo artigo
ResponderExcluirExcelente artigo.. disse tudo 👏
ResponderExcluirExcelente post!!!
ResponderExcluirParabéns, é assim que tem que ser...e palmas a vc e tantos outros que travam essa guerra fora dos muros para lutar a favor dos seus pares por condições melhores......o meu muito obrigado irmão
ResponderExcluirAproveito este posicionamento para agradecer a todos que lutaram e nunca perderam a esperança de um dia nossa nobre e desolada categoria receber este digno reconhecimento. Sejamos nós a mudança que queremos rumo a autovalorização, aperfeiçoamento e um digno enquadramento salarial.
ResponderExcluirSalário no Estado de SP não vai mudar 1 Real por se transformar em PP, o reajuste vai ser junto c o da Seg. Pública e não pela transformação.
ResponderExcluirSabe tudo...qual o indice ? Que dia vai anunciar? Conta pra nós pessimista kk
Excluir