03 junho 2015

Artigo: Participar ou não das Assembleias?



       Qual motivo que leva baixa aderência da categoria  nas assembleias realizadas pelas entidades . Será a falta credibilidade ? Baixa ausência  das entidades nas unidades prisionais? O  desinteresse da categoria? Improvável.

     Temos vários exemplos de sindicalismo afora se perpetuando nas entidades sindicais, consolidando  estatutos para que possam permanecer durantes décadas nos cargos  . Talvez resultado do silêncio mentes pensantes ao deixarem de lado sua manifestação pelo"direito da palavra",  ao deixar de expor publicamente  seus pensamentos e opiniões aos poderosos barões classistas que à anos ditam regras.

       Quem alimenta esse sistema é o colaborador, ou associado, que tem o direito democrático de decidir pelos rumos que devem ser tomados quando posto em pauta. Hoje tem um emanado de canais para buscar informações e interagir com a classe, exemplo é as redes sociais como o "facebook", uma ferramenta importante em que muitos barões ainda são descréditos em seu poder. Use os canais sociais para propagar o conhecimento  desenvolvendo um processo gradativo de conscientização da necessidade do "voto" de cada membro.

    Talvez um certo descredito nessa caminhada já escrita, sabendo que meia duzia de barões classistas são amigos do mesmo Patrão que à anos suprime a categoria. Deve-se participar do sistema democrático preservando o direito da liberdade de pensamento constituído, comparecendo nas assembleias e mostrando que barões já não fazem parte do nosso cenário e o rumo a seguir será o povo que decidirá.






   
 

2 comentários:

  1. Lendo este artigo ,parei para pensar se realmente vale a pena, parar para ouvir um sindicato falar e conduzir uma "assembléia " ,sobre algo que no meu entender ficou decidido na greve e o governo não cumpriu e nossos ditos "sindicatos" não tiveram vontade e coragem para cobrar,tais acordos de greve . Lendo o que foi decidido no site de um dos sindicatos , é visível que conduzem para um único desfecho que é sentar para conversar novamente com o governo ai se vão mais alguns meses de conversa e reuniões infindáveis e nos , meros peões neste jogo ,continuamos dentro de nossos Pavilhões superlotados e com nossos chefes e diretores em seus cargos segurando suas cadeiras e "exigindo " sempre nossa compreensão diante das mazelas que passamos dentro das Unidades , mas não fazem praticamente nada para melhorar nossa situação ,pois isso pode colocar seus cargos em risco . Sendo assim e por vários outros motivos, ( descrédito nos sindicatos, descrédito na SAP , descrédito nos diretores), que a grande maioria não se interessa muito em parar na porta de uma Unidade, após 12 ou mais horas de trabalho estressante ,para sermos conduzidos como cordeiros , á decidir por uma pauta que já esta decidida desde o início. Desculpem -me por erros ortográficos e de concordância , pois não sou professor , sou somente mais um Agente de Segurança Penitenciária , com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo e bom expressar seus pensamentos assim conhecemos mais voce de deixa um pouco o carater informativo. Estava em duvida mas isso foi bom esclarecer ja que poucos comentam o que pensam vejo a importancia de participar mas no ambiente sanar as duvidas e botar pra quebrar e nao sermos alienados a eles. Esse pessoal na verdade adora que a classe nao va e por isso que nao mudam assim deitam e rolam e eu vou!!!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.