O termo "guardar a sete chaves" surgiu na realeza de Portugal, no século XIII, 4 chaves, que abriam 4 fechaduras, entregues a 4 funcionários de confiança, sendo necessário a presença dos quatro para abrir o baú , considerado um dos meios mais seguros da época para guardar segredos.
O que tem haver isso com o estatuto ? Ele é praticamente inacessível. Se quiser ter acesso ao estatuto de algumas entidades terá que ir até a sede mais próxima,10km, 50km ou 100km não importa, e protocolar o seu pedido, arcar com as custas impressão, e depois ir na sede buscá-lo. Burocrático.
Estatuto cria e rege a entidade sindical, associação, etc. A partir do momento que faz parte do quadro de afiliados está de acordo, sujeito, aos deveres e direitos, suas normas em si. Se preciso filiar-se para tê-lo, seria como assinar um contrato sem ler ?
Evidente que o motivo da falta de transparência não faz parte do acaso. As correntes contra isto são necessárias, exigindo o fim desse método de "guardar as sete chaves" o estatuto, disponibilizando-o no site da entidade, acessível a todos.
MARCELO AUGUSTO
MUITO BOM MARCELO OLHEI NA PAGINA DO SINDICATO NAO VI CAMPO ESTATUTO
ResponderExcluirSou Agente no Paraná, não compreendi, alguma entidade de SP não consta o estatuto no site ? COmo pode acontecer isso falta de respeito categoria... veja no site da SINDARSPEN http://www.sindarspen.org.br/estatuto
ResponderExcluirPOLITICA FEITA HJ É PARTIDARIA PARA MANTER NO PODER SINDICALISTAS E IDEOLOGGIA NAO VIRA MONTAR CHAPA SINDICATOS PAGAM FORTUNAS PRA CENTRAIS REALIZARAM ELEIÇÕES A TTROCO A PROPAGAÇÃO DA IDEOLOGIA PARTIDARIA PERPETUAÇÃO NO PODER. SE CHEGA PESSOAL COM OUTRA LINHA ROMPE COM A CENTRAL.
ResponderExcluirO único estatuto que vi até hoje foi o do sifu, mas porque o jenis postou: http://jenisandrade.blogspot.com.br/2013/02/estatuto-do-sifuspesp.html
ResponderExcluirEle foi alterado depois disto.
Excluir