01 outubro 2016

Agentes penitenciários do DF preparam paralisação para outubro

Medida deve ter início no próximo dia 10 de outubro e vai afetar os serviços de visitas, atendimento a advogados e escoltas presidiárias na capital



     Os agentes penitenciários são mais uma categoria prestes a aumentar a pressão do funcionalismo público no Governo do DF: a partir de 10 de outubro, eles pretendem entrar em uma paralisação que deve afetar os serviços de visitas, atendimento a advogados e escoltas presidiárias na capital.

    Segundo o do Sindicato dos Agentes Penitenciários do DF (Sindpen-DF), a paralisação vai congelar 30% das atividades. No entanto, serão mantidos serviços essenciais como alimentação de presos e segurança dos presídios. De acordo com o presidente da entidade, Leandro Allan, o movimento ocorre por conta do quadro precário no qual se encontra o sistema penitenciário do DF. “Trabalhamos, hoje, em uma situação absurda, sem nenhuma segurança”, conta.

      Leandro afirma que, hoje, um dos maiores problemas enfrentados pela categoria é o déficit de profissionais que, segundo o presidente, é de mil agentes. “As normas de segurança exigem que durante uma escolta sejam empregados três agentes para cada preso. Na situação atual, há casos em que o acompanhamento de 18 presos é feito por cinco agentes”, alega.

Para expor o déficit de uma forma ainda mais clara, na próxima semana, antes da paralisação, os agentes penitenciários vão agir seguindo à risca todas as normas de segurança. As escoltas e as revistas a visitantes, por exemplo, serão mais minuciosas. A medida deve causar mais lentidão nos processos e, segundo o presidente do sindicato, essa é parte da intenção. “Queremos mostrar que o estado atual é insustentável”, declara.

Parcela

Além da criação de 500 vagas para agentes penitenciários, a principal reivindicação da categoria é o pagamento da terceira parcela do reajuste prometido pelo governo. Outros pedidos incluem a confecção de identidades funcionais, o pagamento de insalubridade em grau máximo, e a criação de um departamento penitenciário na Secretaria de Segurança gerido pela categoria.

Por fim, o grupo pede a criação de uma comissão de processo disciplinar formada por agentes penitenciários, já que alegam que devido à precariedade das condições de trabalho, eles ficam mais vulneráveis a erros humanos. E quando esses casos acontecem, os servidores acreditam que as punições têm sido muito severas, já que eles são julgados por outras categorias.



Fonte: http://www.metropoles.com/distrito-federal/servidor/agentes-penitenciarios-do-df-preparam-paralisacao-para-outubro


Acompanhe as postagens do Blog no Facebook


2 comentários:

  1. Estao no caminho certo, coisa que os ASPs de SP tambem deveriam fazer...
    Direito a greve, reajustes e direitos a segurança e respeito devem ser exigidos aos governantes de forma clara se não dá certo a greve é a alternativa.

    ResponderExcluir
  2. O caminho é este, primeiro pede aumento, não deu certo a reinvindicação entra em greve. SP esta precisando disso para o sr governador dar valor aos funcionarios, pois sem greve estamos esquecidos como funcionarios. Precisamos de aumento, mais funcionarios, mais segurança para trabalhar, mais treinamento entre outras coisas...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.