26 janeiro 2018

O AGENTE PENITENCIÁRIO - QUEM É ESSE PROFISSIONAL?

O AGENTE PENITENCIÁRIO*
QUEM É ESSE PROFISSIONAL?

Falar sobre o Sistema Penal é facil. Embora complexo, o Sistema Penal oferece temas dos mais variados para dissertações, poderia se escrever uma biblioteca inteira sobre o tema. Eu mesmo já escrevi duas monografias sobre o tema. Mas falar sobre a figura do agente penitenciário é uma tarefa praticamente impossível. Se bem que eu já tentei, mas nem mesmo a minha especialização em psicologia me permitiu entender a essência motivacional que impele esse profissional a desempenhar as suas funções. Talvez com o nascimento de um novo Freud, possamos ter desvendado um pouco dos muitos mistérios que constituem a mente de um agente penitenciário. Então me recolho ao meu insignificante conhecimento esperando um dia compreender melhor.
Contudo, enquanto a mente do agente penitenciário não é desvendada, posso, como testemunha ocular, relatar algumas peripécias deste complexo servidor.
Os meus dezoito anos de Sistema Penal me permitem afirmar algumas coisas que o agente penitenciário é capaz de fazer. O que ele não é capaz de fazer, isso ainda é um campo vasto e desconhecido. Mas o que ele é capaz de fazer, isso até Deus duvida, como cita o ditado popular.
Certa vez li, num mural de um quartel da tropa de elite, a seguinte frase: "Missão dada é missão cumprida". Mas se, hipoteticamente, fosse dada uma ordem para que 5 homens bem treinados do batalhão de choque, ou do gate, para que estes adentrassem num presídio com 2.000 presos para retirar um preso e apresentá-lo ao comandante, será que esses homens iriam?
A resposta é não!
E se, ao invés de 5, fossem 10 homens dos mais bem treinados da Força Nacional? Eles iriam? Também não!
Mas se forem 5 agentes penitenciários executar esse missão? Eles iriam?
A resposta é sim!
E se forem 4 agentes? Ou apenas 3 agentes?
Ainda que fossem apenas 2 agentes, eles iriam.
Como explicar isso?
Os agentes penitenciários são mais bem preparados do que o BP choque? Ou o gate? Não seria por esse motivo.
A verdade é as forças policiais de elite são compostas por homens treinados para atuarem com segurança. Os únicos profissionais acostumados a trabalhar com risco total são os agentes penitenciarios, pondo as suas vidas em risco iminente durante o tempo que perdurar o plantão e até mesmo além deste.
O porquê disto? Amor ao trabalho ou desapego á própria vida? Coragem ou loucura?
Nunca consegui definir o que motiva um agente penitenciario a realizar suas tarefas.
O que eu sei bem, vi e vivi, foi os agentes penitenciários executarem as tarefas para que o Sistema Penal não parasse de funcionar.
Quem entraria por um portão sem a garatia de que poderá retornar?
Só mesmo um agente penitenciário.
Este profissional, ao passar por portão, não pondera a própria vida, não lembra da familia, dos filhos, simplesmente entra e executa a sua tarefa. Quem poderá entender a sua mente? Já tentei e não consegui.
Em suma, os agentes penitenciários sempre "ajudaram" o Estado na condução do Sistema Penal, nunca se omitindo, mesmo pondo as proprias vidas ao extremo risco para que o Sistema Penal funcionasse.
Isto o Estado não pode deixar de reconhecer. Jamais.
TALVEZ DAÍ SER CONSIDERADA A SEGUNDA PROFISSÃO MAIS PERIGOSA DO MUNDO, perdendo apenas para as minas de carvão da China



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!! Extremamente fiel a nossa realidade, e principalmente ao nosso "proceder". Me senti super bem representada nessa sua explanação, com o devido respeito q cada um de nós merecemos nessa tão árdua profissão.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!!Esse texto deveria chegar a todos,para que possam saber o nosso valor,valor esse que não é reconhecido pelos nossos governantes.

    ResponderExcluir
  3. CHEGA DE PRIVILÉGIOS, CHEGA DE MORDOMIAS.
    SE TEM DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS DIFERENCIADOS PARA COORDENADORES E DIRETORES DE TODOS OS SETORES, SE TEM DINHEIRO PARA MANTER PRIVILÉGIOS EM PLENO SÉCULO 21, ENTÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR OS FUNCIONÁRIOS DE TODOS OS SETORES QUE TRABALHAM DE VERDADE.
    CHEGA DE PRIVILÉGIOS.
    NÃO SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE AS LEIS??????

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.