Reunião Solene em homenagem ao “Dia dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e Agentes de Segurança Penitenciária” homenageou servidores das 3 unidades da cidade
EM PIRACICABA (SP)
Dados do portal eletrônico da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, em busca realizada em 19 de agosto de 2022, apontam que há em Piracicaba, atualmente, 2085 pessoas dentro do sistema prisional. O número é resultado da soma dos homens e mulheres que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto ou provisório, nas três unidades prisionais existentes na cidade: a Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Nélson Furlan” e o Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”.
E para reconhecer o trabalho dos profissionais dedicados a manter a ordem e conservação destas unidades, de forma a possibilitar a ressocialização e reintegração dos apenados à vida fora do sistema carcerário, a Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite desta sexta-feira (19), no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", Reunião Solene em comemoração ao “Dia dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e Agentes de Segurança Penitenciária”, instituído pelos decretos legislativos 42/2014 e 38/2018.
A cerimônia deste ano foi de iniciativa dos vereadores Gilmar Rotta (PP) e Laércio Trevisan Jr. (PL), e homenageou diversos servidores da SAP que, em breve, passarão a ser denominados Policiais Penais.
"Perante a Constituição Federal e a Constituição Estadual, já somos considerados Policiais Penais. Em breve, após essa regulamentação de carreira através da Lei, mudará a nomenclatura. Todos os cargos dos homenageados desta noite passarão a ser, em definitivo, Policiais Penais. Muda é a nomenclatura, mas não a essência do nosso cargo, que é a manutenção da segurança nas unidades prisionais para uma sociedade mais segura", disse Miguel de OIiveira Júnior, da Penitenciária Masculina, em discurso na condição de representante de todos os homenageados da noite.
Ele ainda acrescentou: "embora a grande maioria das pessoas saiba da existência das Unidades Prisionais, poucas delas conhecem o nosso trabalho diário, um trabalho árduo e extremamente necessário para a segurança da sociedade como um todo. Poucos tem a noção do trabalho sério que é desenvolvido nas Unidades Prisionais de Piracicaba, que prezam não só pela segurança e pela disciplina, mas também pela busca incessante para que os reclusos tenham um cumprimento de pena humano, digno e ressocializador".
Reconhecimento do Legislativo - Para Laércio Trevisan Jr. (PL), a história bicentenária da Câmara Municipal de Piracicaba, Casa Legislativa já comandada por Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil eleito do Brasil, concede ainda mais importância à homenagem feita aos servidores da Administração Penitenciária das unidades da cidade:
"É muito importante reconhecer e valorizar, outorgar essa homenagem aos Policiais Penais, que estão lá organizando, qualificando e prestando serviços à sociedade. Eu sempre cobro a Prefeitura para que haja uma parceria, para que o preso também possa sair para trabalhar, para ganhar um valor e reduzir a pena. Parabéns a vocês que hoje recebem essa homenagem e fazem por merecer", disse o parlamentar.
Gilmar Rotta, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, também agradeceu o trabalho desenvolvido pelos servidores dentro das Unidades Prisionais de Piracicaba e lembrou de quando visitou-as pela primeira vez, na condição de parlamentar:
"Quando eu estive na primeira vez conhecendo as Unidades, confesso que foi a primeira vez que entrei, há alguns anos, e eu estava preocupado, não sabia como funcionava. Mas puder ver o quão importante é o cuidado, o zelo e a harmonia com que aquilo está funcionando. E é porque vocês estão lá, os seus diretores estão lá, dia e noite, cuidando e zelando. Todos vocês, hoje Policiais Penais, com essa nova nomenclatura, cuidam daqueles espaços", disse o presidente.
Também discursaram os diretores das três Unidades Prisionais: Élcio José Bonsaglia, da Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”; Joseane Maria Santos, do Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli” e Maurício Arantes Romero Gonçalves, do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Nélson Furlan”.
Após os discursos, foram contemplados com quadros comemorativos alusivos à solenidades os homenageados:
Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”: Simone Dias Gesteira de Souza Cholfe; Alexandre Soares da Silva; Benito Henrique Lima; Matheus Canevari Colete; Miguel de Oliveira Jr.; Nilton Ademar de Lima e o Diretor da Unidade, Élcio José Bonsaglia.
Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Nélson Furlan”: Benedito Aparecido Mendes; Eleandro de Lima Souza; Lucimara Nogueira Brito; Marcos Rogério Martins Coelho; Rodrigo Roberto da Silva, Tiago Felipe Bregadioli e Maurício Arantes Romero Gonçalves, Diretor do CDP.
Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”: Renata Dantas de Freitas e Dalísio Baptista Dias Jr e a Diretora da Unidade, Joseane Maria Santos.
Élcio Bonsaglia agradeceu o reconhecimento dado pelo Legislativo piracicabano aos profissionais da Administração Penitenciária e destacou o árduo trabalho diário dentro do sistema penitenciário: "na vida, homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos. Homens fracos criam tempos difíceis. Tempos difíceis criam homens fortes. Só vive o propósito quem suporta o processo", completou.
O diretor do CDP, Maurício Gonçalves também classificou o trabalho dentro do sistema prisional como "duro, árduo e diário". Ele completou: "quão honrosa a profissão hoje aqui reconhecida! Policiais Penais, quantas lutas nós travamos? Quantas noites, quantos dias, quantas dificuldades enfrentamos para trazer a paz e a tranquilidade alheia? Guardo comigo muito respeito, muita honra e muito orgulho de todos vocês".
Joseane Maria Santos agradeceu a todos os homenageados e dedicou uma menção especial ao empenho da equipe que com ela trabalha no Centro de Ressocialização Feminino, "que desenvolvem um trabalho tão importante". Ao concluir seu discursos, ela citou uma frase atribuída ao ex-jogador de basquete estadunidense Michael Jordan: "o talento vence jogos, mas o trabalho em equipe vence campeonatos".
Células de Intervenção Rápida (CIR) - Após a entrega dos quadros alusivos à Reunião Solene, teve início a leitura e subsequente entrega da moção 143/2022, aprovada em Plenário nesta quinta-feira (18), e que aplaude os integrantes das duas Células de Intervenção Rápida (CIR) existentes em Piracicaba, voltadas à pronta contenção de eventuais distúrbios dentro das unidades prisionais, compostas respectivamente pelos servidores:
Penitenciária Masculina: Flavio Luciano de Andrade, Welder Daniel Queiroz dos Santos, Miller Robson Moreira, Adier do Carmo Neto, Andre Felipe de Oliveira, Mauricio Garcia Alves, Emerson de Jesus Pereira, João Paulo de Almeida, Ricardo Drigo Carriel, Tharik Alexandre de Souza Primo, Lucas Krüger Kungel, Augusto Cesar Pires de Amorim e Rodrigo da Silva Nunes.
Centro de Detenção Provisória: Adriano Moreira França, Allan Cleberson Turquetto Manso, Carlos Cristiano de Almeida, Emerson Cruz Kavazura, Fábio Aparecido Machado, Henry Marcelo Gouvêa Bergara, Júlio César de Oliveira Costa, Kaio de Souza Pereira, Leandro Rodrigo Barro, Luciano Correia de Souza, Marco Aurélio de Resende Ortiz Silva, Matheus Franklin Cerqueira, Paulo Roberto Martins, Rodrigo Roberto da Silva, Sebastião Coelho Valério e Wellington Silva de Oliveira.
"Esses aguerridos servidores são merecedores de todos os elogios e honrarias, pois, por vezes, deixam de aproveitar seus dias de folga, se ausentando de seus familiares, para cumprir a missão de manter o sistema prisional paulista nos padrões de normalidade, garantindo a segurança de toda a sociedade", destaca o texto da moção, cuja cópia foi entregue em uma pasta a cada um dos integrantes das CIRs.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativa piracicabano e pode ser revista, na íntegra, no início desta matéria.
Lindo de ver.... realidade ?
ResponderExcluir