06 julho 2019

Operação conjunta da PC e GIR/SAP prende 35 suspeitos de cooptar membros para o PCC


Segundo a Secretaria de Segurança, suspeitos usavam dinheiro do tráfico de drogas para ajudar familiares de presos em troca de serviço à facção


SÃO PAULO
Kaique Dalapola, do R7
03/07/2019 - 18h15 (Atualizado em 03/07/2019 - 18h25)



Dinheiro apreendido em operação da Polícia CivilDivulgação/SSP-SP

Operação denominada Welfare, deflagrada nesta quarta-feira (3), prendeu 19 mulheres e 16 homens suspeitos de integrarem o núcleo chamado “Sintonia de Ajuda” do PCC (Primeiro Comando da Capital).

O núcleo, conforme as investigações, era responsável por cooptar pessoas dispostas a auxiliar a facção criminosa.


De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), os detidos usavam dinheiro do tráfico de drogas para auxiliar familiares de presos do sistema carcerário paulista. Em troca, o núcleo pedia contas bancárias emprestadas para lavagem de dinheiro obtido no comércio de entorpecentes.


As investigações que duraram em torno de seis meses apontam que a facção alugava os ônibus que levava os familiares de presos às visitas, pagava alugueis e bancava tratamentos médico das pessoas que cediam as contas bancárias.

As investigações indicam ainda que as pessoas auxiliadas pelo PCC também recebiam um salário mensal. Além do cumprimento de mandados de prisões e de buscas e apreensões, contas bancárias ligadas às pessoas envolvidas no esquema foram bloqueadas.

A operação aconteceu na capital, Grande São Paulo e cidades do interior paulista e foi realizada pela Polícia Civil com apoio do GIR (Grupo de Intervenção Rápida, da Secretaria de Administração Penitenciária) e do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

R7

Um comentário:

  1. Eu não entendi, o GIR atua em presídios, por acaso foi cumprir MANDADOS? ou fez BLITZ nas cadeias?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.