Neste dia completamos 276 dias de governo aguardando a regulamentação da Polícia Penal
Um fato novo, ao menos não visto pelo último Tucano e seu antecessor, são os agentes penitenciários ficarem de fora do pacote de valorização dos Policiais. Segundo políticos ligados ao governo isso ocorreu porque ainda não são policiais penais, e se não são não é por omissão da categoria. Motivo pelo qual não se justifica.
O sistema prisional passou por inúmeros episódios nos últimos dias como propalado pelos sindicatos e pela imprensa, a custo de muito esforço dos policiais penais nas condições mais adversas se mantém erigido. Esse é o trabalho, proteger a sociedade.
Agente agredido em Birigui |
E no meio dos riscos e a incerteza se vai voltar exercendo a segunda profissão mais perigosa do mundo o que é justo seria receber uma renumeração adequada para que possa dar o mínimo de dignidade a sua família muitas vezes afetada pela escolha profissional. A expectativa de vida do agente penitenciário é de 45 anos, segundo estudo. Não é a toa, é inimaginável os episódios dantescos que um agente passa no decorrer de sua carreira.
A profissão tem que ter remuneração "digna" devendo levar em conta a natureza penosa do trabalho, por isso mencionei os riscos cediços, todos sabem disso. E não sou eu que estou falando, consta nas "Regras Mínimas para o Tratamento de Reclusos, adotadas pelo Primeiro Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes", da ONU.
"Regras Mínimas para o Tratamento dos Reclusos
PESSOAL PENITENCIÁRIO
46 - (...)
3) Para a realização daqueles fins, os membros do pessoal devem desempenhar funções a tempo inteiro na qualidade de funcionários penitenciários profissionais, devem ter o estatuto de funcionários do Estado e ser-lhes garantida, por conseguinte, segurança no emprego dependente apenas de boa conduta, eficácia no trabalho e aptidão física. A remuneração deve ser suficiente para permitir recrutar e manter ao serviço homens e mulheres competentes; as vantagens da carreira e as condições de emprego devem ser determinadas tendo em conta a natureza penosa do trabalho"
Nessa seara que perdura alguns meses sobre o ar de mudanças as opiniões estão divididas sobre a valorização profissional da Polícia Penal, uma ala mais otimista pensa que os salários vão deixar de ser os piores do país para estar entre os primeiros, outros que diante a ausência de informações seguras não se pode esperar algo diferente. Mas o que é uníssono é o que seria justo, serem finalmente valorizados.
Na apresentação da LOPP denota mudanças profundas para a criação de uma polícia forte acompanhada de uma proposta de recomposição salarial pedido pelos sindicatos bem significativa, há rumores que ocorreu um contraposta da SEFAZ e daí em diante é desconhecido quais valores foram estabelecidos no moldes da nova estrutura remuneratória.
Aos 276 dias do ano 2023, aguardam!
SMJ
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=fRb0Z11FkUk
Qual a cadeia que está fazendo operação legalidade ??????????????????????????
ResponderExcluirBoa pergunta,aqui tá tudo normal !!
ExcluirExcelente texto!!!
ResponderExcluirTemos uma nova gestão e em breve teremos boas novidades..
Nessa apresentação pude ver o projeto de PP Ee qdo falou ia pedir 69% de recomposição. Naompode fugir muito disso mesmo numa negociação. Eu acho.
Policia penal forte para proteger a sociedade
Matéria imparcial sem sensacionalismo e pé no chão para uma profissão arriscada e pouco vista. Nosso governador tenha os olhos voltados para quem faz a diferença
ResponderExcluirEu acho aumento só em 2024 janeiro. Sindicalista fez leves e leves falando de aumento em julho VR 60 reais e 10 dejep chegou o k? Bom senso e valorização ja
ResponderExcluir