12 junho 2014

Após briga, preso pula grade e foge da penitenciária de Araraquara, SP


Caso foi na tarde desta quinta-feira, em área externa da unidade prisional.
Em 18 dias, é a sétima fuga registrada na região; PM já realiza buscas.


Preso cumpria pena no regime semiaberto há um
ano e meio (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Um preso do regime semiaberto fugiu da Penitenciária "Dr. Sebastião Martins Silveira" de Araraquara (SP), fugiu por volta das 12h30 desta quinta-feira (12), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). O fugitivo se envolveu em uma briga com outro detento e conseguiu pular uma grade após escapar correndo dos agentes penitenciários.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e já está realizando buscas. Em 18 dias, foi a sétima fuga registrada em unidades prisionais da região.

De acordo com a SAP, no início da tarde desta quinta-feira (12), os internos realizavam um trabalho em uma área externa, conhecida como Parque Agrícola. O preso fugitivo se envolveu em uma discussão e, posteriormente, em uma briga. Ele teria conseguido fugir antes da aproximação dos agentes. Os funcionários tentaram alcançá-lo, mas não conseguiram.
saiba mais


Perda de benefício
Ainda segundo a SAP, o juiz corregedor foi informado do ocorrido. Com isso, o preso, que tinha autorização para trabalhar fora da unidade, perderá o benefício do regime semiaberto. Se for recapturado, ele regredirá ao regime fechado.

Mais fugas
Todas as outras fugas confirmadas pela SAP aconteceram em Itirapina (SP). As mais recentes foram no último dia 2, com dois registros na Penitenciária II de Itirapina. Um dia antes (1°), dois presos do regime semiaberto da P-I também fugiram da unidade e no dia 25, outros dois já tinham escapado da P-II. Ao todo, três foram recapturados e devem regredir para o regime fechado, de acordo com a SAP.
Presos já escalaram muro da Penitenciária I de
Itirapina (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

Na fuga do dia 1°, os presos agrediram dois agentes durante a troca de turno. Eles escalaram o muro de cerca de três metros do local. Já na ação do dia 25, a dupla fugitiva aproveitou o horário de visitas, rendeu um agente e o algemou. Eles também simularam estar armados, usando as mãos por debaixo da camiseta.

Regime semiaberto
Os internos do regime semiaberto têm permissão para usufruir de cinco saídas por ano, onde se dirigem para a casa de familiares. Em relação à segurança nos presídios de Itirapina, a Secretaria alega que as unidades e alas de regime semiberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralhas.
Por isso, a permanência nesse tipo de regime se caracteriza muito mais pelo "senso de autodisciplina" dos internos do que propriamente por mecanismos de contenção contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.