30 junho 2014

EAP: PRIMEIRA TURMA SE FORMA COM 14 INSTRUTORES PARA ARMAMENTO E TIRO


Primeira formatura de instrutores de armamento e tiro


Escola da Administração Penitenciária forma 14 instrutores para “Armamento e Tiro”, que substituirão os policiais militares nos cursos de formação de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária


Clique para ver mais fotos



O evento começaria às 10h, no entanto, por volta das 8h já se via um grande desfile de moda na entrada da Escola da Administração Penitenciária (EAP) – eram as madrinhas dos formandos do Primeiro Curso de Instrutores de Armamento e Tiro, realizado no período de 09/04 a 06/06 pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes de Segurança Penitenciária (CFAASP).

A formatura aconteceu no dia 25/06, com a presença do secretário da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes; delegada da Polícia Federal de São Paulo, Fernanda Golin Nogueira; diretor do Departamento de Inteligência da SAP, Lino Wagner Modenesi; delegado de Polícia, Ciro Bonilha, representando o diretor da Acadepol; diretora da EAP, Leda Maria Gonzaga e demais autoridades e servidores do sistema prisional paulista.

A ansiedade e emoção dos 14 formandos eram notórias, afinal, foram 356 inscritos que participaram de uma rigorosa seleção com quatro fases eliminatórias. Praticamente sobreviventes, pela exigência técnica ao qual foram submetidos, eles terão uma grande responsabilidade pela frente, pois a docência dessa disciplina tem um diferencial. Os novos instrutores irão assumir gradativamente as aulas de Armamento e Tiro, que antes foram ministradas pela Polícia Militar durante os últimos 12 anos, nos cursos da EAP.

“Ao longo do curso todos nós passamos por dois renomados métodos de avaliação para instrutores de armamento e tiro: o padrão SAT do Departamento da Polícia Federal e o Método Girald, reconhecido internacionalmente e adotado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde foram efetuados cerca de 1,5 mil tiros, sempre em caráter eliminatório”, explica o orador da turma, Rodolfo José Lessa dos Santos, que discursou durante a cerimônia e foi o primeiro colocado como aluno do curso, homenageado com uma medalha.

É importante ressaltar que o servidor Reinaldo Cruz Rodrigues foi homenageado por ter sido um dos idealizados do curso de Armamento e Tiro. O comandante do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Saulo dos Santos Matos, seis docentes que colaboraram na elaboração do curso e o diretor do CFAASP, Fabiano Doretto Pagioro também foram agraciados com homenagens.

O curso teve carga horária de 260 horas, distribuídas em oito disciplinas, sendo 135 horas específicas de tiro. Os docentes foram em sua maioria da própria SAP, Secretaria da Educação e Polícia Militar. Os docentes de tiro foram todos treinados pela Polícia Federal e os estandes utilizados foram os do GIR, Escola de Formação de Soldados CFAP, localizada no bairro do Belém, São Paulo e do Clube de Tiro de Atibaia.

“As particularidades da docência na disciplina Armamento e Tiro sempre exigirá do instrutor muito além do aprendizado, o respeito incondicional às regras de segurança e disciplina, a sua legalidade, a questão ética envolvendo a preservação da vida”, enfatiza Leda Gonzaga, diretora da EAP.

O paraninfo da turma e docente da disciplina “Metodologia de Ensino e Didática”, Cosmo de Almeida Rigo, esclareceu que não poderia deixar de mencionar que, na última aula, o colega Renato fez com que ele desmontasse e montasse uma arma de fogo e de maneira didática, colocou em prática tudo aquilo que tanto gostaria de ver após a finalização do curso. Ele sem dúvidas mostrou que com metodologia e didática é possível ensinar preliminarmente um leigo a manusear uma arma de fogo de maneira simples, eficaz e segura.

“Queridos formandos, vocês ousaram, fizeram da inquietação os melhores momentos das nossas aulas, pois com os questionamentos e reflexões puderam ampliar as expectativas e a visão de mundo. Com isso poderão mostrar a importância do trabalho que prestarão à sociedade”, esclarece Rigo.

O paraninfo finaliza seu discurso com uma famosa frase de Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.