16 outubro 2014

Agentes penitenciários organizam mobilização em Curitiba



Ato Público está marcado para a próxima quarta-feira, dia 22



Nesta quarta-feira (15), presos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) soltaram os Agentes Penitenciários feitos reféns e, em seguida, foram transferidos para outras unidades penais. A rebelião teve o maior número de reféns até agora, sendo 13 servidores penais, além de vários presos que cometeram crimes sexuais. Os reféns sofreram agressões físicas e psicológicas. Os trabalhadores foram encaminhados para o Hospital para os primeiros socorros e terão que passar por tratamentos psicológicos.

Essa é a primeira rebelião registrada na PIG. O presídio apontado como modelo foi construído há 15 anos. Possui a capacidade para 240 vagas e está com lotação no limite, com 239 presos. Os presos podem trabalhar e estudar na unidade. O motim teve início na manhã de segunda-feira (13) e terminou ontem (15) por volta das 11h.

Para a vice-presidente do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), Petruska Sviercoski, o Governo do Estado precisa enxergar a situação em que se encontra o Sistema Penitenciário. “Quero fazer um desabafo para toda a sociedade, para o Governo do Estado: Até quando os agentes vão sofrer esses tipos de pesadelo? Até quando o Governo vai fechar os olhos para os problemas penitenciários do Paraná? Nós precisamos de medidas imediatas, não dá para prorrogar esses problemas”, argumentou.

Ainda segundo Petruska, a falta de segurança dentro das unidades penais do Paraná não é de hoje. “Há meses os Agentes denunciam a crise instalada no Sistema Penitenciário do Paraná e o Governo finge não ver o que está acontecendo. Diante a inércia do Estado, a categoria havia decretado greve geral no Sistema para o dia 29 de setembro de 2014 por mais segurança. No entanto, a mobilização paredista foi barrada por uma limitar no TJ (Tribunal da Justiça do Paraná)”, explica. O Sindarspen recorreu da decisão e aguarda o julgamento.

Ato Público

Impedidos de fazer greve, rebeliões virando rotina e o Governo sem definir alternativas concretas para melhorar as penitenciárias do Paraná, os Agentes se obrigaram a reivindicar investimentos de outra forma. Para tanto, os servidores marcaram um Ato Público para o próximo dia 22 (quarta-feira), na parte da manhã, em Curitiba. Os trabalhadores pretendem realizar uma grande passeata no centro da cidade, com faixas e distribuindo panfletos para a sociedade.

O objetivo da manifestação é protestar contra rebeliões e a falta de segurança no Sistema Penitenciário do Paraná. Nos próximos dias informaremos mais detalhes da mobilização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.