24 novembro 2016

Com 3 meses, penitenciária tem mais presos que capacidade em Piracicaba, segundo G1


Novidade ?
Pra nós não. Sociedade, boa parte sim. 
As condições de trabalho notoriamente prejudicada. [Marcelo A.]


Penitenciária Masculina de Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
     Fonte G1, confira matéria na íntegra: Clique Aqui

     Com três meses de funcionamento, a nova Cadeia Masculina de Piracicaba (SP) tem mais presos que capacidade. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a unidade, inaugurada no dia 26 de julho deste ano, abriga atualmente 1.003 detentos em regime fechado. O número é 18,4% acima do limite, que é para 847 homens.

     Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), presos condenados de cidades próximas a Piracicaba têm preferência na ocupação da unidade.

    Questionada pelo G1 sobre a lotação na instituição recém-inaugurada e sobre possíveis medidas a serem tomadas para evitar que a população carcerária na nova cadeia masculina aumente ainda mais, a SAP informou em nota que a Penitenciária Masculina de Piracicaba integra o Plano de Expansão de Unidades Prisionais.

    "Paralelamente à criação de novas vagas, o Estado investe na realização das audiências de custódia e adoção de penas alternativas à pena de prisão, sendo que hoje aproximadamente 13 mil pessoas prestam serviços à comunidade", explicou em nota oficial.

     A SAP afirmou ainda inaugurou 22 estabelecimentos penais e outros 17 presídios estão em construção. "O governo de São Paulo investe maciçamente na aumento de vagas de regime semiaberto, seja pela ampliação das atuais unidades penais existentes, seja pela construção de alas de progressão penitenciária em unidades penais de regime fechado. Dentro desse Programa, já foram entregues quase 8 mil vagas vagas e estão em construção outras 600", disse.

Atraso
  A Penitenciária Masculina de Piracicaba (SP) fica na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga a cidade a Limeira (SP), foi inaugurada pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) com três anos de atraso. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), presos condenados de cidades próximas a Piracicaba terão preferência na ocupação da unidade.

Durante a inauguração, Alckmin não comentou os três anos de demora para inauguração da obra.

"Não há segurança pública sem um bom sistema penitenciário. E não tem nenhuma relação disso com segurança. A região mais segura do estado de São Paulo é a de Presidente Prudente, que tem o maior número de unidades prisionais em proporção com população. O que não pode é ter preso em cadeia, em distrito policial dentro do bairro, prejudicando o trabalho da Polícia Civil", afirmou.

Centro de Detenção Provisória

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) funciona quase 200% acima da capacidade de lotação da instituição. Centenas de presos que já foram condenados e, por isso, deveriam ter sido transferidos para outra unidade, continuam no presídio. O espaço foi projetado para 514 homens e, atualmente, tem 1.515 detentos, conforme o G1 publicou no início de julho.

   A nova penitenciária de Piracicaba pode ajudar a diminuir o problema de superlotação de presos no CDP porque terá oito pavilhões e 64 celas. A informação que os presos receberam no início de julho, segundo uma testemunha que teve a identidade preservada, é que a unidade seria inaugurada no dia 14 de julho. "Com isso, 465 iriam para lá", disse.
saiba mais

"A cela do Centro de Detenção Provisória de Piracicaba, que deveria abrigar cerca de oito presos, tem até 48 homens", afirmou outra testemunha na época.

Se as famílias e os presos sofrem com a situação, os funcionários dos presídios também vivem em clima de pressão. Quando ocorre alguma rebelião, os primeiros afetados são os agentes.

"Nós somos o escudo. Um agente que é feito refém durante uma rebelião não têm mais condições de retornar ao convívio da unidade depois. Não existe auxílio ou assistência para os funcionários das penitenciárias", reclamou um funcionário que também teve a identidade preservada.
Centro de Detenção Provisória opera 200% acima
da capacidade (Foto: Reprodução/EPTV)

Segundo a SAP, mais de 300 pessoas dão entrada no sistema penitenciário de São Paulo por dia.

"O que se nota é o crescimento da população carcerária. No dia 1º de janeiro de 2011, no estado de São Paulo havia 170.829 pessoas presas, passando para 232.146, até o dia 11 de julho de 2016. Sendo que 229.361 fazem parte da população carcerária da SAP e 2.785 da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo", relacionou.

Região

  Os presos do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia fizeram uma rebelião que começou no dia 11 de julho deste ano e durou mais de 20 horas. Três agentes foram feitos reféns. A SAP confirmou, em nota oficial, que os funcionários não ficaram feridos.

⇨'Quem quebrou fica onde está'

Questionado sobre a possibilidade de presos do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia serem transferidos para a nova unidade de Piracicaba, o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, afirmou que não tirará nenhum detento do presídio onde ocorreu a rebelião.

"Não é justo quebrar uma penitenciária e ir para uma nova. Quem quebrou fica onde está quebrado. Os presos vão continuar lá. Já estamos reformando a prisão", disse.


Adicione no Facebook: www.facebook.com/blogdosagentes




10 comentários:

  1. Novidade ?
    Pra nós não. Sociedade, boa parte sim.
    As condições de trabalho notoriamente prejudicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condições totalmente prejudicadas e pode esperar que vai fácil para 2.000 vagabundos porque todas estão assim.Se tiver automatizado menos mal nós estamos preocupados com nosso dia dia de trabalho dentro de um ambiente assim.

      Excluir
  2. Sistema falido... superlotação, falta de funcionários, falta de estrutura, unidades sendo inauguradas sem as devidas condições... falta tudo; não há material de manutenção para reposição, não há ferramentas, Unidade sem verbas, tem que ficar pedindo emprestado até os ítens mais básicos, inclusive alimentação. Uma vergonha e a sociedade não tem conhecimento disso. E assim vivemos num barril de pólvoras com possibilidades de explodir a qualquer momento.... O governador nadando de braçadas pousando de bom gestor!

    ResponderExcluir
  3. A resposta é sempre padrão. E só olhar para as outras entrevistas. Plano de expansão, de 45 unidades já construímos 22 outras 17 em construção. Só não fala que esse plano de expansão foi criado em 2008. Ou seja estamos em 2016. Mais oito anos lançam outro plano. E piada isso. O sistema penitenciário esta lotado, e estamos trabalhando para melhorar isso, com o plano de expansão,kkkk e piada mesmo. Na alesp quando falaram que ia fazer uma sabatina com secretário, só ouvi elogios para ele. Que sabatina e essa. Essa bancada da bala e uma piada também. Na verdade só acredito no Gianazi

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que os diretores digo todos desde o DG até os dnsd não ajuda os guardas em nada na penitenciária de %¨*(___*&&¨%$ que é dcsd se acha um Deus á cadeia funciona no vermelho para o gp e no verde pro lado não se assuste se daqui uns dias algum funcionario seja agredido nesta unidade prisional. *()))¨%$###

    ResponderExcluir
  5. Realidade do sistema prisional brasileiro mesmo SP seja grave o caso . Aqui MG o quadro agente foi revisto aumentado so q super lotação percentual bem menor

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Marcos não estou te entendendo pq não coloca meus comentários sobre a penitenciária de Piracicaba? Tá com rabo preso com alguém la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Dois motivos, verifique o aparelho que está mandando que comentário que, talvez, comentários caem no caixa de spam do blog, mas aprovei alguns. Segundo, anonimo dificilmente saberei quais são os seus comentários, e um deles, apenas um deles, não foi aprovado, fala de um guerreiro executa suas tarefas no raio, falei com amigo daí e trata de uma pessoa íntegra e honesta, portanto, não seria justo compactuar com uma crítica a sua pessoa anonima, sem dar direito a reposta ao mesmo.

      Todavia, estou a disposição para sanar as dúvidas e peço desculpas e lamento sua palavras mal colocadas, pergunte sobre mim antes de fazer cometários levianos, mas se intuito é unir precisamos nós respeitar e juntos somos fortes. Marcelo Augusto

      Excluir
  7. Penitenciária inaugurada nas co¨%$, não tem alimentação para os funcionariiibvfuncicconários falta coisas simples como copos,PH existe pavilhão que tem ladrão e não tem lievro bata, diretores desprepar*&¨% que nao tem curso de chefia e está no comando . Funcionário não pode debater com o preso que vai para o papel la vale mas a palavra do ladrao do que do guardas visita feminina tenta entrar na unidade com órgão genital colado com corega ao invés do chefe de plantão acionar a pm para encaminhar a msm para o PS ps para que seja tomada as medidas cabíveis não o mesmo libera a visitante *&%$#@*&. Assim está A penitenciária de Piracicaba, não tenho interesse algum de assumir um cargo mas me sinto incapaz de realizar meu trabalho nessa unidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a certeza de uma coisa colocar os presos todos para trabalhar seria a melhor educação que os presídios iriam ter para reeducar todos eles a maioria iria sim se regenerar e jamais iriam ficar sendo inválidos como diz o velho ditado cabeca vazia e oficina do diabo este nosso governo deveria dar serviço aos presos assim ninguém iria planejar nada de ruins para eles e a sociedade

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.