12 dezembro 2016

Governo adverte para escalada de ameaças de facções criminosas, segundo Veja

Órgãos de inteligência detectaram plano de facções criminosas para "intensificar" ações dentro e fora dos presídios




(VEJA)

   A disputa entre duas das principais facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), acendeu o sinal de alerta na área de inteligência do governo federal, que mapeou riscos concretos de a contenda se refletir na segurança pública nos próximos meses, com ameaças de rebeliões e a possibilidade de ações coordenadas também do lado de fora dos presídios.

   O assunto foi tema de uma reunião secreta, na tarde do último dia 29 de novembro, no Congresso Nacional. A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, que reúne deputados e senadores e tem por atribuição acompanhar o trabalho dos órgãos de inteligência do governo, foi convocada extraordinariamente a pedido do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Sergio Etchegoyen.


   Acompanhado do diretor-geral da Abin, Etchegoyen traçou um cenário preocupante, segundo parlamentares ouvidos por VEJA – eles preferiram falar anonimamente porque houve um pedido expresso para que o assunto tratado na reunião fosse mantido em sigilo. “Estamos diante de uma ameaça concreta de rebeliões em série e, além disso, do risco de a violência dentro das prisões transbordar para o lado de fora”, diz um dos parlamentares.

     O ministro fez o alerta a partir de informações coletadas pela Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, cujo diretor-geral também participou da sessão secreta.

    VEJA apurou que órgãos de inteligência dos governos estaduais e a própria Polícia Federal também têm detectado uma escalada nas ameaças das facções criminosas. Na última quarta-feira, por exemplo, o Centro de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo difundiu um alerta segundo o qual membros de uma facção criminosa haviam emitido um “comunicado para que todos os membros (da facção) ficassem em alerta, dentro e fora dos presídios, para um possível ‘salve geral’, ações que incluem ataques a policiais, para os próximos dias”.


Como forma de fazer frente às ameaças, o governo federal tem recorrido aos governos estaduais para adotarem medidas preventivas, especialmente na área de inteligência.

Fonte: Veja

Adicione e acompanhe o Blog no Facebook: www.facebook.com/blogdosagentes




13 comentários:

  1. Milhares de profissionais arriscam suas vidas, o minimo terem nota de quando algo descomunal assola o sistema. Qual real valor da vida dos profissionais da segurança?

    ResponderExcluir
  2. ta explicado pq meu diretor nao desce pra ca faz uma semana. Triste sabermos pela veja qdo tamo diretamente envolvidos pra isso serve curso de gerenciamento de crisekkkk vermelho

    ResponderExcluir
  3. Meu marido é agente falei com ele no almoço pra saber se tava normal depois receber no Whats falou nem sabia de nada ninguem avisou. Meu irmão policial civil desde semana passada o delegado avisou eles.

    ResponderExcluir
  4. reunião secreta? depois plano fuga do marcola nao sei não final de ano começa as denuncias so fato do racha das facções são relevante. Vergonha esse páis manda pro federal isola as lderanças sabemos pq segurar ficar incognita.

    ResponderExcluir
  5. Um dane-se para todos do sistema!!!!
    Pois só vejo postagens reclamando, mas quando precisou de todos na última greve foram só uma minoria protestar na capital e nas portas dos presídios.
    A maioria ficou só conspirando para ver quem ia se foder para depois ficarem fofocando na radial e nos botecos.
    Procurem a respeito da última greve em MG, mesmo a grande maioria sendo contratado,foram para BH, reendivicar os direitos.
    Se organizar uma manifestação hj para pedir melhores condiçõesdcondições de trabalho e salário,não vai quase ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faltava não, era pra maquiar imposto sindical nehhhh
      Conta outra paciencia neh

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc!
      o ASP só pensa em folga sap, dejep, lpt e fazer troca para viajar.
      Não tem tempo para pensar em reinvedicar melhores condições de trabalho e aumento de salario.

      Excluir
    3. concordo , a classe anda numa passividade só , por isso que o governo vai tentar ao maximo privatizar/terceirizar o que puder , ai o governo faz o que bem entender e os trouxas ainda falam que ta bom !

      Excluir
  6. O grupo GREVE GERAL do Facebook acabou?

    ResponderExcluir
  7. Greve do sindasp? Que garfou o imposto sindical e nada fez por nós? Fazer a cena do louco na frente dos presidios? Tô fóra!!!!!

    ResponderExcluir
  8. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/07/audio-revela-agente-penitenciario-orientando-falso-confronto-com-pm.html&ved=0ahUKEwjw3-LrifHQAhWIHZAKHessD64QFggaMAA&usg=AFQjCNH5yIoDKt7ExThnFM-gy7eoWFyDlQ&sig2=EPfcA5UO-4hVhjq0VnqirQ

    ResponderExcluir
  9. Pq a sap esconde esses qtc dos funcionários, espera acontece pra depois alerta?

    ResponderExcluir
  10. Aff É tudo falso isso. Nada a ver.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.