19 dezembro 2013

Dois homens, um detento e um facilitador, morreram durante a ação em fuga de CPP


Detentos mortos após fuga estavam armados e revidaram, dizem policiais
Seis presos escaparam por buraco na cerca da penitenciária; dois ajudaram.
Dois criminosos morreram durante a fuga; cinco continuam foragidos.


Segurança foi reforçada para saída de reeducandos (Foto: Reprodução / TV Tem)


A polícia faz buscas pelos seis criminosos foragidos após fuga do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) em São José do Rio Preto (SP), na noite desta quarta-feira (18). Cinco são detentos e um seria um dos facilitadores da fuga. Dois homens, um detento e um facilitador, morreram durante a ação.

Segundo os policiais, os homens fugiram do local com a ajuda de dois criminosos do lado de fora do presídio. O detento morto durante a fuga, Jonatas Rogério dos Santos, de 21 anos, tem passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Segundo o major Fábio Cândido, ele faria parte de uma facção criminosa que atua no Estado. "Eles estavam armados e atiraram contra os policiais. Por este motivo, revidamos. O resgate foi acionado mas ele e um homem que teria facilitado a fuga morreram no local", comentou o major. A outra vítima ainda não foi identificada.
saiba mais

Os seis presos escaparam por um buraco feito na cerca, na parte de trás da penitenciária. Segundo o delegado Hélio Reis, os homens que falicitaram a ação fizeram um crote no alambrado. Neste momento, os policiais reforçavam a segurança em outro ponto do prédio, por conta da saída temporária dos detentos neste Natal. Os fugitivos não fariam parte da saída.

O grupo correu até uma mata fechada próxima, onde foram surpreendidos por policiais houve troca de tiros. Os outros criminosos conseguiram fugir. Para a ação, a polícia usou o helicóptero Água, o canil da Polícia Militar e 14 viaturas.

Saída temporária
A Justiça autorizou nesta quarta-feira (18) a saída temporária de Natal de 1.380 presos do CPP, Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto. Os detentos serão liberados nesta quinta-feira (19), às 6h, e retornam no dia 26, às 16h. Apenas 45 presos serão monitorados pela tornozeleira eletrônica.

A Justiça também autorizou a saída temporária de 73 mulheres que estão presas no Centro de Ressocialização Feminino. As detentas serão liberadas na sexta-feira (20), às 8h, e retornam na sexta-feira (27), às 17h, e todas as presas vão ser monitoradas.

Já nos presídios da região de Araçatuba (SP), dos 22 mil presos, aproximadamente 1.600 mil vão ser beneficiados com a saída temporária.
Homens fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.