27 janeiro 2017

Agentes hasteiam bandeiras do Brasil e do RN em Alcaçuz




Agentes hasteiam bandeiras do Brasil e do RN em Alcaçuz

Agentes hasteiam bandeiras do Brasil e do RN em Alcaçuz (Foto: Andréa Tavares e Fred Carvalho/G1)

As bandeiras nos telhados da Penitenciária Estadual de Alcauz, antes de facções criminosas, agora dão lugar às bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e do sistema penitenciário. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários da força-tarefa federal entraram na manhã desta sexta-feira (27) para retomar o controle da unidade.

A operação, denominada Phoenix, tem como objetivo retomar, reestabelecer e reformar o presídio, palco de uma rebelião que deixou 26 mortos no dia 14 de janeiro.

Segundo o comando da operação, o controle dos pavilhões 4 e 5, onde ficam detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi retomado. Nos pavilhões 1, 2 e 3, do Sindicato do RN, presos trabalham na reconstrução dos muros, retiram pichações e recolhem escombros da unidade.


Uma revista em busca de objetos proibidos também deve ser realizada no presídio.

O nome da Operação Phoenix é uma alusão a um pássaro da mitologia grega que entrava em autocombustão quando morria, e passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. O titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, está em Alcaçuz.

A operação marca a entrada em operação da força-tarefa federal de agentes penitenciários criada pelo Ministério da Justiça em meio à série de rebeliões e mortes ocorridas em prisões brasileiras. Um grupo de 78 profissionais chegou ao Rio Grande na noite da última quarta-feira (25).

Os agentes, de outros estados, têm treinamento especial para atuação em casos específicos como rebeliões, controle da população carcerária e intervenção em unidades prisionais. O trabalho desses profissionais é acompanhado pelo Departamento Penitenciário Nacional.


A penitenciária está dividida em duas. Para evitar que membros do PCC e do Sindicato do RN, facção rival, circulem livremente pelos pavilhões do presídio após diversas mortes confirmadas, ⁠⁠⁠contêineres provisórios foram instalados para separar os pavilhões 4 e 5 (do PCC) dos pavilhões 1, 2 e 3 (do Sindicato RN).Posteriormente os contêineres serão substituídos por um muro de concreto.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou na quarta-feira (25) que pretende desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitirá a transferência dos presos da unidade. "A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco, porque é uma área de geografia turística", afirmou Faria. Segundo o governador, os três presídios serão feitos de forma modular, para adiantar a entrega


Fonte: G1

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    VAMOS VER ATÉ QUANDO DURA A PSEUDO-PAZ NA UNIDADE PRISIONAL

    ResponderExcluir
  2. TIVEREM A MELHOR OPORTUNIDADE DO MUNDO PARA COLOCAR LÁ UMA BANDEIRA MOSTRANDO POLÍCIA PENAL, PEC.. ENFIM!
    TODA A MÍDIA ESTAVA POR LÁ!
    FOI UMA OPORTUNIDADE QUE NÃO ENXERGARAM, APENAS VIRAM UM MARKETING QUE NÃO AGREGOU EM NADA PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS.
    AFINAL, A GRANDE MAIORIA DA MÍDIA PUBLICOU QUE POLICIAIS DO GOE TOMARAM O PRESÍDIO E NÃO AGENTES PENITENCIÁRIOS.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.