14 março 2014

COM 18 UNIDADES PARADAS NA OESTE, G1


Oeste Paulista: Greve de sindicato do sistema prisional atinge 18 unidades

Regional possui mais de 8.700 associados na região de Prudente.
Sifuspesp deve fazer visitas em presídios que tiverem paralisações.


Por conta da greve iniciada pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifusfesp), 18 unidades prisionais do Oeste Paulista já começaram a ser atingidas pela paralisação iniciada nesta quinta-feira (13), que mantém apenas os trabalhos básicos das penitenciárias, conforme a organização regional do movimento.

O sindicato confirmou a adesão de servidores nas seguintes cidades: Caiuá, Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu,Pracinha, Presidente Bernardes (tanto o Regime Disciplinar Diferenciado quanto a penitenciária),Presidente Prudente (com três unidades), Presidente Venceslau (duas unidades) e Tupi Paulista (tanto a unidade feminina quanto a masculina).

De acordo com informações do coordenador do sindicato em Presidente Prudente, James Douglas Passionato, permanecem os trabalhos relacionados a alimentação, enfermaria, transporte em caso de emergências e as funções essenciais do setor administrativo.

“Nesta sexta (14), as comissões de greve devem visitar todas as unidades para conferir o andamento da greve e ver se existem qualquer tipo de ameaça àqueles que aderiram ao movimento”, afirma.

Mesmo com a decisão liminar do Tribunal de Justiça, Passionato ainda declara que não serão realizados os procedimentos de transferências, recepção de oficiais de justiça, visitas aos presos e a saída dos detentos do regime semi-aberto para a realização de trabalhos. “Nesta quinta, vieram três caminhões na Penitenciária de Montalvão, distrito de Prudente, mas ninguém saiu”, diz.

O sindicato, que engloba motoristas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, oficiais administrativos, odontólogos, e todos os trabalhadores do sistema prisional, deve aguardar um novo posicionamento do Estado. Conforme o diretor de saúde do Sifuspesp, Luiz da Silva Filho, só na região existem 8.700 sindicalizados na região de Presidente Prudente.

“Reivindicamos melhores condições para os servidores das 22 unidades do Oeste Paulista. Queremos dar um rumo para esta manifestação, para que consigamos fazer o trabalho como ele deveria ser feito, sem desvio de função e sobrecarga de trabalho. Mas posso adiantar que a adesão foi maior do que esperávamos”, comenta Silva Filho, que se surpreendem com o número 'grande' de adesão à greve.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informa que “apresentou aos agentes prisionais um conjunto de propostas - alinhadas aos pleitos da categoria - que representam benefícios e ganhos reais aos servidores. Os sindicatos, indispostos a prosseguir com as negociações, estimulam manutenção da paralisação, prejudicando toda a sociedade”.

A pasta ainda afirma que as unidades “seguem operando dentro dos padrões de segurança e disciplina estabelecidos”. link: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/03/oeste-paulista-greve-de-sindicato-do-sistema-prisional-atinge-18-unidades.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.