27 maio 2014

Presos fogem após algemar Agente Penitenciário em ALA de Semi aberto em Itirapina

  Fatos que mostram a fragilidade do Sistema Penitenciário Paulista, e o que os agentes são sujeitos a passar colocando suas vidas e risco.   Marcos Neto




Presos fogem após render agente, mas são recapturados em Itirapina, SP



Caso aconteceu na Ala de Progressão Penitenciária, no domingo (25).
Os dois internos algemaram um agente durante a entrada de visitantes.



Agentes da Penitenciária contaram com a ajuda da
PM na ação (Foto: reprodução GloboNews)

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) abriu procedimento apuratório para investigar a fuga de dois presos, no último domingo (25), na Ala de Progressão Penitenciária - Itirapina (SP) II. Por volta das 10h15, eles renderam o agente de segurança penitenciária durante a entrada de visitantes. A SAP divulgou o ocorrido somente na manhã desta terça-feira (27). Mesmo algemado pelos detentos, o agente conseguiu pedir ajuda, o que fez com os fugitivos fossem recapturados logo em seguida.

Segundo a SAP, os internos simularam estar armados, usando as mãos por debaixo da camiseta. Eles ordenaram que o profissional deitasse no chão, empurrando-o e o algemando. Mesmo rendido, o agente dirigiu-se ao setor de Subportaria do Regime Fechado, que acionou uma equipe de apoio.

Os presos conseguiram fugir, mas foram recapturados minutos depois pelos agentes, que contaram com a ajuda da Polícia Militar. A SAP não detalhou a área exata onde os fugitivos foram localizados.

Além do procedimento apuratório preliminar, também foi instaurado um procedimento disciplinar em desfavor dos presos, que podem perder benefícios ao fim da apuração. Os internos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de cinco saídas por ano, onde se dirigem para a casa de familiares.

Segurança
Em relação à segurança na Ala de Progresssão Penitenciária, a SAP informou que as unidades e alas de regime semiberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralhas.

Em nota, a Secretaria ainda alegou que a permanência nesse tipo de regime se caracteriza muito mais pelo "senso de autodisciplina", que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/05/presos-fogem-apos-render-agente-mas-sao-recapturados-em-itirapina-sp.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.