30 maio 2014

OAB solicita providências à SAP sobre superlotação de penitenciárias, g1

Ofício relata também falta de funcionários em Pacaembu e Irapuru.
Órgão considera situação dos estabelecimentos prisionais preocupante.



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou à Secretaria de Administração Penitenciária, um ofício para pedir providências em relação à superlotação e a falta de funcionários no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, na penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos”, de Pacaembu e a unidade prisional de Irapuru.

De acordo com o presidente da subseção da OAB de Pacaembu, Alyson Miada, o ofício foi encaminhado para São Paulo e logo depois, para a SAP. “A situação destas penitenciárias é preocupante. Descobrimos o real cenário durante a greve dos agentes penitenciários, quando decidimos ver no site do órgão a capacidade de lotação de cada unidade pertencente à nossa comarca”.

Na página da SAP, Miada encontrou números que ultrapassam a capacidade de acomodação nos presídios. De acordo com dados obtidos pelo site da SAP nesta quinta-feira (29), a penitenciária de Pacaembu pode comportar 873 presos, no entanto, atualmente a população carcerária é de 1.223 pessoas. Já no Centro de Progressão Provisória, também em Pacaembu, a capacidade total é para 686 presos e atualmente abriga 1.284 detentos. Em Irapuru, a situação não é diferente, no espaço onde 844 detentos poderiam estar, a população carcerária abriga 1.738 presos.

Conforme o presidente da subseção, a superlotação das penitenciárias gera insegurança à população. “Eles temem uma possível rebelião generalizada ou uma fuga em massa dos detentos, além disso, há o sentimento de impotência em relação ao aumento da violência nas cidades”.

Miada afirma ainda, que a preocupação inclui o meio ambiente. “A questão ambiental também entra na questão já que as penitenciárias são projetadas para atender a um número de pessoas e muitas vezes, atendem o dobro. O tratamento de esgoto, por exemplo, não é adequado e pode poluir o meio ambiente”.

O presidente afirma que o órgão aguarda resposta da SAP em relação ao ofício. A Secretaria de Administração Provisória, informou por meio de nota que está em andamento licitação para construção de dois Centros de Detenção Provisória em Pacaembu. Conforme a SAP, serão no total 1680 novas vagas para presos provisórios. Além disso, no último dia 16, a construção de uma nova unidade em Mirandópolis foi anunciada, gerando outras 840 vagas para a região.

"Os novos CDPs em Pacaembu e o novo presídio em Mirandópolis fazem parte do Plano de Expansão de Unidades Prisionais, que prevê a construção no total de 49 novas unidades. Dentro do Plano, já foram inauguradas quatorze novas prisões e mais onze estão em construção". link: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/05/oab-solicita-providencias-sap-sobre-superlotacao-de-penitenciarias.html

4 comentários:

  1. To na LPT para Irapuru à 7 anos e meio e não consegui transferência, peça pra SAP resolver os problemas da unidade que consequentemente o meu problema e de outros amigos de trabalho serão resolvidos, pois estaremos enfim junto à nossas familias.

    ResponderExcluir
  2. Também estou nessa morosa LPT para Irapuru, Tupi Paulista e Tupi Paulista Feminina há 7 anos e como sempre a SAP enrola com suas respostas até a OAB pois a construcao de 2 CDPs nao vao esvaziar as penintenciarias de pacaembu, irapuru e nem o CPP de pacaembu, apenas a Penitenciaria de Mirandopolis poderá receber algum preso dessas 2 penitenciarias (irapuru e pacaembu). Os CDPs são para presos provisórios aguardando julgamento, nao recebem presos que estão cumprindo pena em Penitenciaria, da mesma forma o CPP que esta com presos em regime de semi aberto, ja completando sua pena.

    ResponderExcluir
  3. o governo nem liga a midia e comprada.....

    ResponderExcluir
  4. Meu em Pacaembu quando construir pode esquecer, todo mundo ta atras de comprovante de endereço, tem casa que ja moram mais de 02 guardas e nem sabe..kkkk

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.