19 junho 2014

ARTIGO: INVERSÃO DE VALORES, ONDE PRESO É VITIMA E SERVIDOR VIRA RÉU.


   Um Sistema Penitenciário arcaíco com dificuldades aparentemente sem soluções. Super lotação, falta de estrutura, penas brandas que não ressocializam, crime organizado, estado ausente, doenças ocupacionais, baixos salários e no final quem paga a conta é o agente penitenciário.


   Um fato recente que ocorreu na Penitenciária de Potim 2 e que se torna cada vez mais comum nesse sistema precário e ter seus agentes agredidos por detentos sem direito de defesa e a sensação de impunidade. Vejo relatos de pessoas que ficaram nas mãos de alguns desses criminosos dizendo que imaginavam que seria o último dia de suas vidas, e penso como seria ser agredido no meio de 400 deles sem poder sair, trancado no meio deles e sozinho.


    Mas com intuito de preservar a integridade física dos "seres humanos" a pastoral e defensoria acompanhou a vistoria das celas realizada pelo GIR na Penitenciaria de Potim II, onde segundo o G1 o detento agressor não foi identificado. O servidor covardemente agredido tão possui um decimo desses defensores diante o ocorrido e ainda pode correr o risco de aparacer um preso dizendo que foi desrespeitado e não se apresentou com medo de ser agredido, e por fim o ASP ter que responder por isso aos seus defensores. Todos devem ser iguais perante a lei, isonomia.


  Simplesmente os valores parecem mais estar invertidos, o trabalhador se torna réu e o criminoso vítima em um sistema ineficaz. Onde a linha de frente, "Servidor Penitenciário", tem que conviver com a sensação de impunidade, diante de tantas iniquidades e , com soluções para inglês ver,  exemplo claro é a automação das unidades que caminham a passos de tartaruga. Temos uma das  profissões mais antigas e  perigosa do mundo, e a pior remunerada em São Paulo, mas tudo isso apenas serve de inspiração pra uma luta que só esta começando.



O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! (Atos 16.27,28)

Veja o link sobre a agressão do servidor em Potim II: http://blogdosagentes.blogspot.com.br/2014/06/ate-quando-agente-penitenciario-e.html



Um comentário:

  1. E caro amigo, sistema muito antigo e quase nada muda....apenas vagabundos com mais direitos, nas antigas o cano de ferro comia solto e o respeito era melhor...hoje nao apanham e tem remissao e ainda batem no guarda..

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.