07 novembro 2016

Câmara: Segurança Pública autoriza monitoramento de áudio e imagem em celas

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária. Dep. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
Gaguim: estratégia subsidia sistema de inteligência
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto que autoriza a instalação de equipamentos de captação de áudio e imagem nas celas para monitorar os presos (PL 2687/15).
A proposta é originária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o sistema carcerário brasileiro, e acrescenta a previsão na Lei de Execução Penal (Lei 7210/84). O texto determina que as penitenciárias tenham equipamento eletrônico para captação de sinais ópticos e acústicos.
Sistema de inteligência
O relator na comissão, deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, a captação de imagens e sons pode ser uma poderosa estratégia para subsidiar o sistema de inteligência com informações.
“A legislação brasileira deve avançar na direção da aquisição de subsídios para a inteligência. Além disso, o monitoramento pode servir para subsidiar investigações criminais de delitos que ocorrem dentro dos estabelecimentos penais, como homicídios, tráfico de drogas, uso de celular e a tortura, só para tratar de alguns”, afirma o deputado.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Rosalva Nunes


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'




Adicione no Facebookwww.facebook.com/blogdosagentes



5 comentários:

  1. Quero ver monitorar alguém em dia de visita....

    ResponderExcluir
  2. Muitos importante o projeto, e corrobora para a ação do combatente carcerário! Mas, como anda a justiça brasileira, é muito mais fácil que, antes que chegue a conclusão desse projeto; se torne uma regra de vigilância e inspeção, sobre o agente

    ResponderExcluir
  3. Projeto para inglês vê. Daqui 15 anos sai do papel. E outra vai ser instalado em um dia, no outro a cadeia vira. Aprovar a PEC 308 que bom nada.

    ResponderExcluir
  4. Foi apenas na comissão de segurança pública, que obviamente aprovaria, por se tratar de assunto de segurança, mas falta um monte de comissões ainda, inclusive a dos Direitos Humanos, além da de Constituição e Justiça que certamente reprovarão.

    ResponderExcluir
  5. CAMERA COM AUDIO SÓ SERVE PRA DIRETORES OLHAREM E OUVIREM FUNCIONARIOS, DENTRO DOS PAVILHÕES E PRINCIPALMENTE DENTRO DAS CELAS EU DUVIDO QUE COLOQUEM... "É PRA INGLÊS VER E PORTUGUÊS ACREDITAR"

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.