27 maio 2017

Qual o problema do desvio de função ?


Desvio de função, nem regulamentado é, mas existe. O tema divide opiniões, contra e favoráveis . Antes de abordar o tema, friso a aplicação indispensável de uma ferramenta eficaz para chegar a um denominador, a "conscientização". Se é para fortalecer "tem que unir". Qual o problema do desvio de função ?

1) o servidor em desvio de função não é reposto na atividade fim, portanto, alguém terá que trabalhar por dois ou três, "cobre-se um buraco abrindo uma cratera na segurança"; sindicatos devem cobrar a reposição imediata do efetivo da segurança aumentando o quadro de agentes por unidade ;


2) Os sindicatos devem apresentar propostas como a contratação urgente de servidores da área meio e valorização dos servidores;  Com tantas unidades prestes a serem inauguradas não há concursos em andamento, além de causar mais déficit na área meio das unidades pelas transferências, o desvio de função é inevitável. Sindicatos comecem a cobrar os concursos ?

Marcelo Augusto


Mais artigos e novas ideias sobre o tema na próxima semana.

18 comentários:

  1. Amei essa parte ""Os sindicatos devem apresentar propostas como a contratação urgente de servidores da área meio e valorização dos servidores""" efetivo completo acaba com desvio e valorizado ninguem sai fora para outro servico.

    ResponderExcluir
  2. Sou ASP e estou em desvio de função como dito acima, concordo plenamente Marcos (mas quando o bixo pega pode ter certeza que vo desce)e deixo uma pergunta, se todos os agentes penitenciários executar suas ações na vigilância das unidades quem garantiria que o quadro de agentes estaria completo, a secretaria é sem vergonha e com certeza os agentes que tive-se compondo o quadro iriam para as unidades novas desfalcando assim o quadro novamente. Se mantermos os agentes em desvio de função quando um problema ocorrer dentro das unidades os ASPs iriam descer para ajudar mas se forem oficiais eles não pode adentrar a unidade. Não adianta chega e fala que tenho medo ou que não quero entrar na cadeia, já virei chave mais que muita gente, e se estou no cargo ou setor de desvio quer dizer que tenho competência para estar lá e sei que lá não é mamão de trabalhar pois com as unidades super lotadas o trabalho é dobrado para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito amigo, também estou em desvio de funçao, só observação quando disse se fossem oficiais não iriam descer, só fossem oficiais nao precisariam descer pq vc e eu estaria na radial. Concordo com marcelo em apontar problema evitando criar atrito de irmão pra irmão no trabalho. Fácil o sindicato postar uma nota no site e dizer pra acabar com desvio de função e não colar na unidade, os caras são afastados se vendem por um afastamento pra correr da chave e vem dar lição de moral. O

      O problema conforme dito no texto é deficit maior na radial colocando em risco a segurança e é verdade nao tem concurso de oficial administrativo, enfemeiro, eetc etc, monte de unidade pra inaugurar. Mandam 150 asps como manda o lei e nao contratam area meio, só nessa 60 ficam na administracao.

      Mandam entao 210 asps por unidade sindicatos deveriam cobrar isto. Pedir contratações e valorização destes profissionais ganham uma miséria de salario. Sindicato sair da net vir pra unidade ver como ta as coisas bem pior

      Excluir
  3. Marcelo mais um artigo esclarecedor apontar os problemas nao adiantam mostre a solução isso faz diferença pude ver duas soluções objetivas e simples.

    ResponderExcluir
  4. poderiam chamar nos todos, aprovados de 2014, assim ajudaria um pouco, nesse esquema de chamar 670 por vez , vai saber quando seremos chamados na sua totalidade, sendo que são 3.900 aprovados......seria uma boa né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sem falar no tiro no pé que o sindicato deu, por brigar por diárias prá quem estava lotado numa unidade distante da EAP, mas tinha que fazer o curso de formação, conclusão disso?!?!?!?!? A SAP lota os novos funcionários há anos, diga-se de passagem, nas unidades de Pinheiros, Belém, Vila Independência... Assim não precisa pagar diária prá eles. Enquanto isso, por exemplo, as 4 unidades de Guarulhos, continuam sem receber funcionários, há anos, só que tem um detalhe... funcionário aposenta, funcionário morre, funcionário pega licença, mas tem alguém vendo isso?!?!?!

      Quem a gente chama prá trancar o raio? O sindicato? Esse só sabe ROUBAR nosso dia de trabalho, e bater no peito dizendo que nos representa... abraça!

      Excluir
  5. Estou em desvio e concordo com dois itens. Nao adianta apontar o problema como sindicatos fazem gravando videos e nao indo as unidades ver a verdade. Porque nao entram na justiça pedem contratação e denunciam o deficit ? Porque? Nao querem indispor com amiguinho do patrão ?

    ResponderExcluir
  6. Simples é só tirar a insalubridade que rapidão muitos voltam pra segurança conheço muitos que nunca trabalharam um plantão no setor de segurança e ainda se intitulam asp...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde sou mais um servidor indignado com a situação do sistema penitenciário, trabalho atualmente na penitenciaria iii de fran*o da ro¨&**, tem mais de duas décadas de trabalho no sistema prisional, e estou muito desanimado na semana que passou fomos constrangidos pelo disciplina que não tem nenhum tipo de dialogo com os servidores, nos tratou pior que presos, a unidade hoje tem presos medida de segurança, enfermos e tratamento de saúde, há servidores que estão emprestados do hospital de custodia e recebem o gess, enquanto outros fazem a mesma função e não recebem, a unidade hoje e referencia no estado em tratamento de saúde e recebe presos de todo o estado, presos com fratura exposta, de cadeira de rodas, doentes mentais, medidas de segurança e crimes sexuais, com tuberculose, sarna, lepra, e no papel a cadeia foi reestruturada para isso, mas na verdade aumentaram o numero de enfermeiros mas não tem leitos, não tem medicamentos, nos finais de semanas não tem enfermeiros, nenhuma cela foi adaptada para receber os presos não tem chuveiro elétrico, não temos nenhum tipo de segurança pra lidar com esses presos, esta tendo um surto de lepra e tuberculose, e sarna, o diretor de disciplina não tem dialogo com os asp,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhando sem nenhum preparo, e com muita pressão, não podemos contar com ele, e ainda oprimiu os agentes com a dejep, usando isso como o meio pra punir, ao invés de melhorar a unidade, tudo que foi falado há cima e verdade, infelizmente, e verdade, ele falou em seguir a resolução da cabeça dele, totalmente autoritário, e despreparado, diálogo ele só tem as portas fechadas com preso, com funcionários, ele dá ordens absurdas, a cadeia não está preparada para receber presos de medidas de segurança, e os asp do hospital de custódia estão ilegais na unidade trabalhando corretamente e não tem reconhecimento nenhum pelo disciplina, vamos esperar virar está cadeia, vamos ficar de novo reféns no setor de inclusão, presos sem nenhum tipo de assistência na unidade.

      Excluir
    2. Infelizmente também. Trabalho nesta unidade, P3, e estamos todos insatisfeito com o rigor que o disciplina trata os asp, fica trancado passando a mão na cabeça de preso, todo dia arremesso de celular e ele não faz nada só pensa em ferrar os guardas, não acredito que diretor geral está sabendo disso é concordando, temos que fazer uma reunião com o geral, os dois chefes de plantão e os chefe de portaria do dia também estão com o disciplina e so querem ferrar os guardas, então vamos começar a fazer papel de tudo que estiver errado na cadeia que não é pouco.

      Excluir
    3. Sou ASP na p3 de fran¨& da rocha onde tudo de ruim acontece Tentaram a culpa na pessoa que fez a denúncia da dejep para ser de lista corrida, bom não denuncia nenhuma porque o senhor disciplina não mostra está tal denuncia, isso é desculpa, ontem já comecou as represálias asp que trabalha na visita fazendo dejep tem que entrar pra dentro da umidade, até o final da dejep, isso porque o nosso chefe de plantão quer não valoriza ninguém

      Excluir
  8. Entendo a necessidade do desvio de função, então acredito que a melhor maneira é extinguir a classe de oficiais, ou seja, não contratar mais, aumentar o quadro das unidades contando também as vagas administrativas como ocupadas por agentes. O quadro de agentes Penitenciários Federais já fazem dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um camimho. Debate muito bom caminho certo. Valorizar area meio e abrir concurso tbem naontem concurso. Inauguram unidade com 150 asps e 3 oficiais adm, uma semana so resta 100 asps pra 4 turnos...depois nao repoe exoneração, morte aposentadorias 10 anos 70 agentes pra 4 turnos

      Excluir
  9. Se a pessoa quer trabalhar na administração faz concurso para oficial administrativo e não pra Asp. O povo quer ganhar como Asp e trabalhar como oficial, aí ferra quem trabalha na carceragem, colocando a segurança em risco por falta de funcionário, a diretoria querendo que o Asp assuma 2 raios com aproximadamente 600 detentos. Aí eu pergunto a segurança está aonde?

    ResponderExcluir
  10. Total culpa dos diretores despreparados. O problema não é o desvio de função e sim os agentes que dormem demais no trabalho e outros que trabalham reclamam do efetivo e tiram os que estão ralando em desvio de função pra suprir os dorminhocos.
    viva os dorminhocos que poderão dormir mais algumas horinhas no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, dormir é tão bom e você não quer, por quê ?
      Vagabundo reclamando na sua orelha
      Risco de ser agredido
      Ficar de refem
      Em ?
      Que comentário mais pueril.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.